IMPORTâNCIA DO QUADRO DE SAúDE é DESTACADA NA I JORNADA MéDICA E DE SAúDE MILITAR DE ALAGOAS

• 02/05/17

“Quanto mais Unidos estivermos, mais forte seremos”, a fala do coronel Rômulo Capello Teixeira, presidente da Academia Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares, resume bem o que foi a abertura da I Jornada Medica e de Saúde Militar de Alagoas.

O evento, que teve início na noite da última sexta-feira, 28, e seguiu até a manhã de sábado, 29, reuniu oficiais médicos do Rio de Janeiro, Goiás e Alagoas para debater a importância e a integração dos quadros de saúde das polícias militares e dos bombeiros militares.

“Nós somos atividade meio, mas uma atividade meio de fundamental importância para dar condições para a atividade fim estar em pleno vapor em suas funções. Até mesmo o custo social de um afastamento, de uma readaptação ou de uma reserva precoce é muito grande”, aponta o coronel Rômulo sobre as vantagens da atuação preventiva dos quadros de saúde militares.

O subcomandante geral, coronel Paulo Marques, em seu discurso, deu as boas vindas aos palestrantes e destacou o empenho da comissão organizadora na realização da jornada.

“Nos últimos meses testemunhei o esforço para que realizássemos este evento com a qualidade que merece. Por isso, deixo claro que o presente acontecimento é mérito desses destacados bombeiros e policiais alagoanos, goianos e cariocas, exemplos de profissionais comprometidos com o desenvolvimento das corporações”, parabenizou, o oficial.

PALESTRAS

Ainda no primeiro dia de jornada, o coronel Rômulo apresentou um pouco da história do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) e de seus equipamentos, hospitais e clínicas, sempre com foco no caráter preventivo das ações desenvolvidas naquele estado.

E por último, o tenente coronel Waldemar Naves do Amaral, presidente da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, apresentou uma palestra sobre a importância do quadro de saúde militar do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Onde também foi mostrado um pouco da história do serviço médico militar naquele estado e sobre a primeira Faculdade da Polícia Militar do Brasil, que conta hoje com quatro cursos: biomedicina, enfermagem, segurança pública e educação física, com vestibulares previstos para agosto.

No segundo dia, foram dados destaques para a apresentação ministrada pela major Cláudia Lira sobre a Fundação Tiradentes e a Faculdade da Polícia Militar de Goiás, explanando o que ambas as instituições fazem e a importância delas para os serviços de assistência social e assistência a saúde dos policiais e bombeiros militares desse estado.

Além disso, foram ministradas palestras sobre o serviço de saúde no Corpo de Bombeiros Militar do estado de Goiás pelo tenente coronel Cláudio Couri; sobre a junta central e junta superior de saúde na Polícia Militar de Goiás pelo tenente coronel Waldemar Amaral; sobre os serviços de enfermagem e odontologia da Polícia Militar de Goiás pelas tenente coronel Sandra Diniz e tenente coronel Helen Gevásio. Além disso, a tenente coronel Simone Simões apresentou a importância do serviço de saúde da Subsecretaria Militar da Casa Civil do Palácio Guanabara – Rio de Janeiro.

O EVENTO

A I Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas busca promover a integração entre os diferentes quadros de saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e aconteceu nos dias 28 e 29 de abril, no auditório da Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL). O evento foi uma parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) e contou com palestrantes das corporações de Goiás e do Rio de Janeiro.