CBMAL

PROJETO BOMBEIRO MIRIM 2017 APRESENTOU PLANEJAMENTO PARA COMANDO E PARCEIROS

  • 23/02/17
  • 11:02

Cerca de 80 crianças serão atendidas pelo projeto esse ano 

“Mãe, esqueceu que eu sou bombeiro”, disse Gustavo José da Silva, na época com 11 anos, antes de salvar a vida do irmão que já estava ficando roxo após engasgar-se com um pedaço de carne. Gustavo, assim como algumas centenas de outras crianças e adolescentes, aprendeu o que fazer nesse tipo de situação no projeto Bombeiro Mirim.

A história ocorrida em 2013 foi relembrada pela subtenente Luciana Leonardo, coordenadora do Bombeiro Mirim, durante a apresentação do planejamento para o projeto em 2017, na quarta-feira, 22, no auditório do Estádio Rei Pelé. “São ações como essa do Gustavo, que nos motiva e nos inspira a dar continuidade com o Bombeiro Mirim”, disse ela.

O planejamento foi apresentado ao comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, à secretária estadual de esporte, lazer e juventude, Cláudia Petuba e, representando o Detran/AL, Vanessa Gonçalves, do setor de Educação no Trânsito. Também estiveram presentes representantes de instituições e empresas parceiras.

Em sua fala, o comandante geral, explicou as razões de se diminuir o número de integrantes do projeto. “Fazer com pouco, mas fazer bem. Com respeito, dignidade e mais qualidade. Um número menor possibilitará, de acordo com as nossas limitações atuais, uma melhor formação de nossos bombeiros mirins”, disse o coronel Adriano.

O projeto deverá atender a 80 crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos de comunidades carentes de Maceió e tem início marcado para 14 de março. Com formato diferente dos anos anteriores, o Bombeiro Mirim 2017 será dividido em dois polos: Alfa, no estádio Rei Pelé, e Beta, na sede do Detran, no Tabuleiro do Martins. O polo alfa receberá crianças do Dique Estrada e adjacências, em especial da Escola Estadual Tarcísio de Jesus. Já o polo Beta, acolherá crianças do Clima Bom e região, sendo a maior parte da Escola Estadual Jarede Viana.

 

O senhor Railson Moreira, pai do bombeiro mirim Tássio, não conseguiu conter as lágrimas ao fazer seu relato sobre a experiência do adolescente no projeto. “Tudo mudou, comportamento, vive estudando. Não que ele fosse um menino difícil, mas a gente percebe claramente como ele mudou. Eu só tenho a agradecer ao Corpo de Bombeiros que sempre teve minha admiração e agora o meu agradecimento”, disse.

Entre as novidades para esse ano, está a inclusão de instruções de agentes de trânsito. A senhora Vanessa Gonçalves, representante do Detran/AL, frisou a importância de se trabalhar a cidadania desde cedo. “Como mãe e avós fico emocionada com ações que trabalham como essa. Trabalhar com criança é a melhor forma de criar cidadãos responsáveis no futuro. Então para nós é uma honra muito grande fazer parte disto”, disse. 

Cláudia Petuba, destacou a relevância do projeto e firmou mais uma vez a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Bombeiro Mirim. “Tivemos depoimentos emocionados que demonstram a importância desse projeto para a comunidade, então é um dever nosso que continuemos a trabalhar juntos com o Corpo de Bombeiros”, disse Cláudia Petuba.

Ao final dois alunos do projeto que participaram de oficinas de iniciação musical fizeram uma breve apresentação tocando flauta doce, encantando todos os presentes.


Últimas Notícias