PROJETO BOMBEIRO MIRIM 2017 APRESENTOU PLANEJAMENTO PARA COMANDO E PARCEIROS

• 23/02/17

Cerca de 80 crianças serão atendidas pelo projeto esse ano

“Mãe, esqueceu que eu sou bombeiro”, disse Gustavo José da Silva, na época com 11 anos, antes de salvar a vida do irmão que já estava ficando roxo após engasgar-se com um pedaço de carne. Gustavo, assim como algumas centenas de outras crianças e adolescentes, aprendeu o que fazer nesse tipo de situação no projeto Bombeiro Mirim.

A história ocorrida em 2013 foi relembrada pela subtenente Luciana Leonardo, coordenadora do Bombeiro Mirim, durante a apresentação do planejamento para o projeto em 2017, na quarta-feira, 22, no auditório do Estádio Rei Pelé. “São ações como essa do Gustavo, que nos motiva e nos inspira a dar continuidade com o Bombeiro Mirim”, disse ela.

O planejamento foi apresentado ao comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, à secretária estadual de esporte, lazer e juventude, Cláudia Petuba e, representando o Detran/AL, Vanessa Gonçalves, do setor de Educação no Trânsito. Também estiveram presentes representantes de instituições e empresas parceiras.

Em sua fala, o comandante geral, explicou as razões de se diminuir o número de integrantes do projeto. “Fazer com pouco, mas fazer bem. Com respeito, dignidade e mais qualidade. Um número menor possibilitará, de acordo com as nossas limitações atuais, uma melhor formação de nossos bombeiros mirins”, disse o coronel Adriano.

O projeto deverá atender a 80 crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos de comunidades carentes de Maceió e tem início marcado para 14 de março. Com formato diferente dos anos anteriores, o Bombeiro Mirim 2017 será dividido em dois polos: Alfa, no estádio Rei Pelé, e Beta, na sede do Detran, no Tabuleiro do Martins. O polo alfa receberá crianças do Dique Estrada e adjacências, em especial da Escola Estadual Tarcísio de Jesus. Já o polo Beta, acolherá crianças do Clima Bom e região, sendo a maior parte da Escola Estadual Jarede Viana.

O senhor Railson Moreira, pai do bombeiro mirim Tássio, não conseguiu conter as lágrimas ao fazer seu relato sobre a experiência do adolescente no projeto. “Tudo mudou, comportamento, vive estudando. Não que ele fosse um menino difícil, mas a gente percebe claramente como ele mudou. Eu só tenho a agradecer ao Corpo de Bombeiros que sempre teve minha admiração e agora o meu agradecimento”, disse.

Entre as novidades para esse ano, está a inclusão de instruções de agentes de trânsito. A senhora Vanessa Gonçalves, representante do Detran/AL, frisou a importância de se trabalhar a cidadania desde cedo. “Como mãe e avós fico emocionada com ações que trabalham como essa. Trabalhar com criança é a melhor forma de criar cidadãos responsáveis no futuro. Então para nós é uma honra muito grande fazer parte disto”, disse.

Cláudia Petuba, destacou a relevância do projeto e firmou mais uma vez a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Bombeiro Mirim. “Tivemos depoimentos emocionados que demonstram a importância desse projeto para a comunidade, então é um dever nosso que continuemos a trabalhar juntos com o Corpo de Bombeiros”, disse Cláudia Petuba.

Ao final dois alunos do projeto que participaram de oficinas de iniciação musical fizeram uma breve apresentação tocando flauta doce, encantando todos os presentes.