Homenagem feita por pioneiro da modalidade em Alagoas reforça a valorização do esporte na capital alagoana
Alessandra Lima/ Ascom CBMAL
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel Sérgio André Verçosa, recebeu, na manhã desta sexta-feira (20), uma prancha de handsurf. O presente foi entregue ao comandante diretamente pelo presidente do Handsurf Clube, Sivory Farias, pioneiro no esporte no estado e integrante da associação da modalidade em Alagoas.
Com uma longa carreira, Sivory Farias, se destaca sendo atleta pioneiro de handsurf em Alagoas, reconhecido como pentacampeão alagoano (1989, 1990, 1995, 1998 e 2007) e campeão brasileiro de handsurf em 2006, em Fernando de Noronha.
A entrega da prancha, que é símbolo do esporte, ocorreu no quartel do Comando-Geral, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, em um momento marcado pelo reconhecimento e pela valorização do esporte local.
Handsurf em Alagoas
Em um estado cercado por águas, a admiração pelo mar vai além da prevenção e do cuidado, especialmente para quem dedicou décadas à missão de salvar vidas e mantém uma conexão profunda com as águas. É justamente pela conexão entre a profissão de bombeiro e o esporte que o coronel Sérgio Verçosa demonstra apreço pelo esporte que possui raízes alagoanas.
O handsurf é um esporte originário de Alagoas, desenvolvido no estado durante a década de 1980. Caracterizado pelo uso de uma mini prancha na mão para deslizar nas ondas, a modalidade alagoana é única por seu design, que frequentemente reutiliza pranchas de surfe quebradas e possui um encaixe em formato de X.
Por isso, o esporte ocupa um espaço especial em Alagoas, sobretudo na capital, Maceió, que celebra, no dia 30 de março, o Dia Municipal do Handsurf, data dedicada à homenagem e à valorização do esporte, presente na vida e na rotina de diversos praticantes.