SEMANA DO BOMBEIRO: SIMULADO OPERACIONAL ATRAI DEZENAS DE MORADORES EM CRUZ DAS ALMAS

• 03/07/16

Em pleno dia 2 de julho, como parte das atividades da Semana Bombeiro Militar 2016 em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou um simulado operacional em estrutura colapsada com o objetivo de treinar os profissionais e mostrar para a população como é feito o trabalho de resgate e salvamento de vítimas.

A simulação aconteceu numa edificação em construção, localizada na Avenida Gustavo Paiva e parou o bairro de Cruz das Almas, com dezenas de moradores indo ver de perto o treinamento do Corpo de Bombeiros.

"Este treinamento é uma simulação da realidade de um desabamento. Colocando em prática o que aprendemos e testando nossos homens para saber em que nível estamos", disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano.

O SIMULADO

O exercício simulou uma explosão seguida de desabamento com múltiplas vítimas. Assim, foi aplicado o método START, utilizado para alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vítimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas.

Também foi simulado um incêndio em um dos pavimentos superiores do complexo, sendo utilizada o Auto Bomba Escada (ABE) para o combate, demonstrando todo o funcionamento da

O simulado envolveu 48 bombeiros, oito viaturas e uma aeronave, além dos cães de busca e salvamento Txuca e Scooby.  Com a ação, o CBMAL pôde colocar em teste o poderio operacional da Corporação em uma situação que se aproxima da realidade avaliando a capacidade de resposta para ocorrências dessa complexidade.

A Semana do Bombeiro Militar 2016 segue até o próximo dia sete de julho.