Quartel especializado em traumas e emergências pré-hospitalares conta com um efetivo de 56 militares na capital
Alessandra Lima/ Ascom CBMAL
O Batalhão de Bombeiros Militar de Socorros e Emergência (BBMSE) completa, nesta sexta-feira (26), 25 anos de história consolidado como referência no atendimento a ocorrências de traumas e emergências pré-hospitalares em Alagoas. A unidade atende à maior demanda de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), sendo um dos principais pilares no salvamento, resgate e na segurança da população, especialmente no perímetro urbano.
Fundado em 1998, o BBMSE era inicialmente subordinado ao então Grupamento de Busca e Salvamento. Com o crescimento expressivo do número de ocorrências de traumas e Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), impulsionado pelo desenvolvimento socioeconômico e urbano da capital, surgiu a necessidade de uma estrutura própria e especializada.
A autonomia do batalhão foi oficializada por meio do Decreto Estadual nº 408, que regulamentou a Lei Estadual nº 6.212, de 26 de dezembro de 2000 (Lei de Organização Básica do CBMAL), prevendo a criação do então Grupamento de Socorros de Emergência.
Uma história de sucessoLocalizado na Avenida Deputado Serzedelo de Barros Correia, no bairro Santos Dumont, o batalhão dispõe atualmente de três viaturas e um efetivo total de 56 militares, sendo o quartel com maior demanda operacional, justamente por ser a unidade especializada em resgate e salvamento em situações como acidentes, quedas, traumas, emergências clínicas e desastres.
O comandante do BBMSE, tenente-coronel Bruno, que construiu sua trajetória profissional na unidade, destaca a importância do batalhão para a segurança da população e ressalta a diversidade de sua atuação.
“A demanda por APH na região metropolitana é bastante significativa, concentrando o maior número de ocorrências. Além do APH, o batalhão também presta suporte a diversas outras operações. Constantemente, realizamos simulações de alta complexidade e treinamentos de socorro, frequentemente envolvendo ações de resgate.”, explica.
Segundo o comandante, o BBMSE também participa de instruções especializadas, inclusive em atividades de maior risco, como salvamento aquático, combate a incêndios e apoio à Polícia Militar em treinamentos de tiro e acampamentos operacionais.
Outro destaque é a parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do Programa Salva Mais, que fortalece e amplia a capacidade de resposta da unidade.
“A presença do BBMSE na região metropolitana é de suma importância. A parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU demonstra a eficiência do trabalho integrado. Mesmo com um número menor de viaturas em comparação a outras instituições, conseguimos atender a um volume expressivo de ocorrências, o que reforça a relevância da nossa atuação na capital. O batalhão centraliza ações, oferece suporte aos cursos da corporação e atende a uma grande diversidade de demandas.”, pontua.
O comandante também ressalta que o BBMSE ainda tem potencial para crescer. A expectativa é a aquisição de novas viaturas e o aumento do efetivo, especialmente com a abertura do concurso público que prevê 344 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
“A corporação está empenhada na aquisição de novas viaturas, com planejamento voltado para 2026, além de um projeto para a realização de um novo concurso público, visando o reforço do efetivo. Contamos com uma tropa engajada, voluntária e altamente motivada. Recentemente, formamos duas soldados com especialização em atendimento pré-hospitalar. Também pretendemos revisar e retomar o curso de socorrista de resgate em 2026, com a participação ativa dessas militares recém-formadas. É uma honra fazer parte dessa história.”, conclui.
Mais do que 25 anos de trajetória, o BBMSE representa um patrimônio institucional e uma identidade construída ao longo de duas décadas e meia dedicadas a salvar vidas. Com atuação estratégica em ocorrências de traumas e emergências, o batalhão se consolida como referência no salvamento e na garantia da segurança da população alagoana.