CBMAL

BOMBEIROS REALIZA TREINAMENTO SOBRE INCêNDIOS EM CURSO OPERACIONAL DE INTERVENçãO TáTICA PRISIONAL

  • 18/03/25
  • 12:03

Ação capacita os agentes da Polícia Penal para atuar em diversas situações de risco no ambiente prisional
 

Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL ( *Estagiária sob supervisão)

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Polícia Penal, comandou os treinamentos voltados para incêndios durante o I Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional (I Coitap), na segunda-feira (17). A capacitação, focada em resgates e combate a incêndios em ambientes confinados, ocorreu no Batalhão de Bombeiro Militar de Incêndio (BBMI), no bairro do Tabuleiro do Martins.

 

Esta é a primeira edição do curso, que teve início no dia 10 de março e tem duração de 30 dias. Ele tem como objetivo preparar os agentes da Polícia Penal para enfrentar diferentes situações de risco no ambiente prisional, garantindo respostas rápidas e eficazes em emergências. A turma inicial do Coitap contava com 43 alunos, e atualmente segue com 23, que continuam se dedicando ao treinamento.

 

 

 

A formação na área de combate a incêndios é essencial, pois, em casos de rebelião, colchões e outros materiais inflamáveis costumam ser incendiados, propagando as chamas rapidamente e colocando em risco a vida de detentos e agentes de segurança. Durante o treinamento, os profissionais aprenderam técnicas e estratégias de combate a incêndios, além de resgate de vítimas em ambientes confinados e o manuseio seguro do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.

 

 

O instrutor de combate a incêndio do CBMAL, capitão Feliciano, destacou a importância desse tipo de capacitação para os profissionais, ressaltando a atuação do Corpo de Bombeiros como instituição de referência. “Capacitações como essa são fundamentais, pois a segurança pública do Estado deve atuar de forma integrada. Cada instituição enfrenta desafios específicos de acordo com sua missão, e estamos aqui para otimizar a atuação dos agentes no combate a incêndios. Assim, quando o Corpo de Bombeiros chega a uma ocorrência, os danos já estarão minimizados, garantindo maior segurança e agilidade”, afirmou.

 

 

 

O policial penal e coordenador pedagógico do Coitap, Felipe, também enfatizou o sucesso da parceria entre as instituições. “Na formação de qualquer agente, a integração entre forças coirmãs é essencial para desenvolver competências dentro das especialidades de cada área. No que diz respeito ao combate a incêndios, essa capacitação é indispensável para o interventor prisional. Durante um motim ou princípio de rebelião, a primeira ação geralmente é a queima de materiais altamente inflamáveis, principalmente colchões. O primeiro contato com essas chamas é feito pelo interventor prisional, que precisa ter a competência necessária para agir rapidamente em um ambiente de alto risco, protegendo não apenas a própria vida, mas também a dos detentos e dos demais profissionais do sistema prisional alagoano”, concluiu.

 

 

Iniciativas como essa demonstram o compromisso do CBMAL com a capacitação de profissionais para atuação em situações de emergência, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a segurança e o bem-estar da população.

 

 


Últimas Notícias