O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a formatura de 14 militares no Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP). Os profissionais foram capacitados para utilizar drones e acessórios tecnológicos que irão auxiliar nas ações operacionais da corporação.
As Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas popularmente como “drones”, consolidaram-se como uma importante ferramenta de apoio técnico às guarnições do CBMAL, pois possuem ampla aplicação, como a detecção de focos de incêndio, localização de desaparecidos, auxílio em resgates e outras atividades.
A capacitação foi iniciada no dia 14 de outubro sendo finalizada no dia 25 de outubro e contou com duas semanas de intensos treinamentos. A primeira semana foi composta por conhecimentos teóricos, abordando aspectos técnicos como teoria do voo, meteorologia aplicada e legislação aeronáutica.
Já na segunda semana do curso, os alunos passaram por revisões e realizaram aulas práticas de voo, coroando a capacitação para o uso dos equipamentos tecnológicos nas mais variadas áreas.
As Aeronaves Remotamente Pilotadas estão sendo amplamente utilizadas pela corporação em diversas ações, como no Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), onde os guarda-vidas realizam o monitoramento das praias alagoanas com o auxílio de alto-falantes de alta potência acoplados nos drones, possibilitando a identificação ágil e eficaz de pessoas em possíveis situações de perigo. Desde sua implementação, os drones já ajudaram a evitar inúmeros afogamentos.
Outra utilização desses equipamentos tecnológicos é o uso de câmeras térmicas que equipam os drones, sendo extremamente eficazes na busca por vítimas e no monitoramento de grandes incêndios. Elas se baseiam na variação de temperatura que destaca as áreas quentes, facilitando decisões mais precisas por parte dos militares envolvidos na operação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas busca aprimorar cada vez mais a prestação de serviços para assegurar o bem-estar e a segurança da população alagoana. O Comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Silva Verçosa, destacou a importância da utilização da tecnologia para potencializar a qualidade e agilidade da corporação.
“Quando vemos hoje um drone participando de uma operação de combate a incêndio, salvamento aquático, prevenção de um afogamento, e assim por diante, percebemos como a tecnologia deve ser incorporada de forma proveitosa às nossas vidas diárias e aos serviços que realizamos. É um curso de suma importância porque agrega técnica e tática, trazendo mais segurança para os bombeiros e para toda a população”, concluiu o comandante-geral.
* Sob supervisão