2º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR - MARAGOGI

O Quartel do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Alagoas,foi inaugurado em 23 de  março de 2003, na cidade de Maragogi, tendo como Comandante Geral do CBMAL, o Sr. Cel Paulo César Sales de Santana e o primeiro Comandante da Unidade o Sr. Ten Cel Joanito P. Santos. O Município de Maragogi na época possuía 16 mil habitantes e um grande número de visitantes, sendo referência turística nacional e internacional. Seguindo o Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi o terceiro município do interior de Alagoas a receber um quartel do CB. As cidades de Arapiraca e Santana do Ipanema, no agreste e sertão alagoanos, respectivamente, já contavam com grupamentos instalados.

A escolha da Cidade do litoral Norte para receber o 2º GBM obedeceu a critérios como a distância de Maceió, o intenso tráfego e o potencial turístico da Região. Pelas praias do lugar flutuam catamarãs com capacidade para 60 pessoas e quase 100 barcos de pesca que fazem movimentar a economia da cidade. Durante os feriadões, o tráfego fica intenso com famílias inteiras buscando no litoral, dias de descanso e lazer. Estrategicamente o quartel foi então instalado, a poucos 100 metros da praia e em plena Rodovia AL-101-Norte, o que facilita as saídas das viaturas para atender as emergências. O 2º GBM iniciou suas atividades com uma viatura de combate a incêndio, uma unidade de resgate e um barco inflável. A Defesa Civil Estadual também iniciou suas atividades de forma mais direta na cidade.