ENBOMBEIRAS: INSCRIçõES ABERTAS PARA O I ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

• 31/10/16

Evento faz parte das comemorações dos 70 anos do CBMAL e dos 15 anos do Encontro Estadual de Bombeiras

Ser mulher e estar inserida em um ambiente militar ultrapassa barreiras e desconstrói paradigmas, mas ainda caminha de forma gradativa nos tempos contemporâneos. Nesse cenário, a presença feminina em um meio predominantemente masculino vem evoluindo e as conquistas acontecendo a fim de abalizar as dificuldades correlatas da ascensão profissional e social da época à atualidade.

A entrada de mulheres no meio bombeiro militar ocorreu pela primeira vez em 1932, quando elas foram empregadas na corporação paulistana para suprir a falta de efetivo, que estava sendo empregado nas frentes de luta durante a Revolução Constitucionalista. No entanto, só em 1991, foi incluída em São Paulo a primeira turma de mulheres, denominadas pioneiras do fogo. Já em Alagoas, o ingresso das mulheres começou em 1994.

Em comemoração aos 70 anos do CBMAL, à XV edição do Encontro Estadual de Bombeiras e ao Dia Internacional da mulher - 8 de Março, será realizado o I Encontro Nacional de Bombeiras Militares – ENBombeiras, que ocorrerá de 07 a 09 de março de 2017 e pretende reunir aproximadamente 250 bombeiras militares de todas as unidades federativas.

A abertura do evento ocorrerá no dia 07 de março, quando as participantes e autoridades convidadas terão a oportunidade de assistir à palestra magna intitulada “O cenário das mulheres em posição de liderança na instituição bombeiro militar”.

O segundo dia de atividades será recheado com palestras que irão abordar as questões enfrentadas pelas mulheres na sociedade civil e no meio militar, temas operacionais, de saúde e momentos de descontração, com a presença de palestrantes de todo o Brasil.

No terceiro e último dia de evento, como já é tradição entre as bombeiras alagoanas, será realizada a IV edição da Competição Bombeira de Garra, pela primeira vez em âmbito nacional. Esta competição técnico-operacional surgiu com o intuito de valorizar o orgulho, a tradição, a camaradagem e o valor da profissão bombeiro militar, atestando o preparo físico das militares para atuarem em ocorrências operacionais.

Para se inscrever, as bombeiras devem acessar o site www.bombeiros.al.gov.br e clicar no banner do evento para ser direcionada ao formulário de inscrição.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Corra e garanta já a sua.