O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) firmaram parceria para atender a população que reside no entorno do Estádio Rei Pelé. A abertura oficial ocorreu na manhã desta terça-feira (12), no auditório do estádio, com a presença do comandante-geral da corporação, coronel Adriano Amaral da Silva, e da secretária de Estado Cláudia Petuba.
Palestras voltadas para a saúde básica e bucal, cuidados com as crianças, acidentes domésticos, vazamento de gás, princípios de incêndios, atendimento pré-hospitalar e afogamentos serão realizadas ao longo do mês de julho, sempre as terças e quintas-feiras, no auditório do Estádio Rei Pelé.
Jovens de 8 a 17 anos e adultos de todas as idades que participam do Projeto Estádio Vivo serão beneficiados com as ações das instituições.
Para o comandante geral da corporação, a parceria vai contribuir para compartilhamento de conhecimentos em prol da sociedade. “Vamos levar conhecimentos de saúde, prevenção, atendimento pré-hospitalar, além do incentivo ao esporte. Esse projeto social vai trazer muitos benefícios para a aquela população”. Disse.
Para a secretária de Estado, a importância da parceria é fundamental para o desenvolvimento ainda maior das ações sociais. “Entendemos que o próprio Corpo de Bombeiros vai além da seara da segurança pública e é bastante atuante em ações de cunho social. Essa parceria da Secretaria de Esporte com a corporação vai potencializar o trabalho das instituições com a finalidade de disseminar a prática do esporte alinhada à disciplina e respeito que a corporação passa para seus membros”, disse.
APRESENTAÇÃO
Jovens do projeto Bombeiro Mirim realizaram uma simulação de reanimação cardiopulmonar e transporte de vítima utilizando prancha rígida. A apresentação mostrou as técnicas de primeiros socorros aprendidas durante o projeto Bombeiro Mirim. Para a senhora Genilda Santos, 59 anos, há dois no Projeto Estádio Vivo, foi importante conhecer alguns procedimentos apresentados pelos jovens do projeto Bombeiro Mirim.
“Eu já conhecia a técnica de retirar objetos estranhos das vias aéreas causadas pelo engasgo, mas uma situação como reanimação cardiopulmonar já é mais difícil de praticar. Com certeza, a técnica apresentada contribui para salvar vidas”, disse.
PROGRAMAÇÃO
No dia 14 (quinta-feira), a major Meidja Mesquita, médica pediatra, ministrará palestra sobre cuidados básicos de saúde. No dia 19, o soldado Vitor Barros apresentará os principais acidentes domésticos, como vazamento de gás, choque elétrico e queimaduras.
A programação segue nos dias 21, 26 e 28 de julho, com palestras voltadas para a saúde, atividades operacionais de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e afogamentos, além de palestras educativas voltadas para o público jovem.