Corpo de Bombeiros torna pública a Norma Geral de Ação do BBMBS, confira!
Elaboração do documento surgiu da necessidade de organizar e uniformizar as atividades diárias
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) tornou pública, na última terça-feira (18), a Norma Geral de Ação (NGA) do Batalhão de Bombeiro Militar de Busca e Salvamento (BBMBS). O documento estabelece diretrizes claras para a rotina administrativa e operacional da unidade, garantindo disciplina, organização e eficiência na prestação de serviços.
A norma foi publicada no Boletim Ostensivo Geral (BGO) e assegura a prontidão operacional e a segurança das equipes por meio de procedimentos padronizados, como a passagem de serviço, conferência de equipamentos, manutenção preventiva e gestão do efetivo. Além disso, ela contribui para um ambiente de trabalho estruturado, reforçando a qualidade dos atendimentos prestados à sociedade.
O documento estabelece diversas orientações que devem ser seguidas pelos militares, como a padronização do uniforme, passagem de serviço, conferências matinais de materiais e viaturas, plantão, cronograma de manutenção básica diária e outras diretrizes essenciais para o funcionamento da unidade. Sua elaboração surgiu da necessidade de organizar e uniformizar as atividades diárias, garantindo maior eficiência e coordenação na execução dos serviços.
A NGA foi desenvolvida pelo Tenente Jefferson, com a colaboração dos Sargentos Emanuel, Juliano e Edilza, que contribuíram com sugestões para a sua elaboração. Após a confecção do documento, o Major Holanda, comandante do batalhão, realizou uma revisão e ajustes necessários antes da publicação.
"Não houve uma comissão formal. Eu fiz a NGA, e os Sargentos Emanuel, Juliano e Edilza participaram com sugestões. Após a confecção, o Major Holanda revisou e fez alguns ajustes. O objetivo da norma é padronizar procedimentos e otimizar a rotina operacional e administrativa diária, sendo fundamental para o aprimoramento do serviço operacional da corporação", explicou o Tenente Jefferson.
Para mais acesso a mais informações, legislação e regulamentação acesse o link clicando aqui.