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CURSO DE GESTãO EM PROTEçãO E DEFESA CIVIL é INICIADO EM MACEIó

  • 19/02/25
  • 10:02

Curso tem como objetivo capacitar e atualizar os agentes municipais de proteção e defesa civil, especialmente os coordenadores municipais de Defesa Civil
Ascom CBMAL

A Defesa Civil de Alagoas realizou a abertura do Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil na manhã desta terça-feira (18), no Auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), bairro do Farol, em Maceió. Atualmente, a equipe é 100% formada por bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que atua em conjunto com a instituição nas ações preventivas, fiscalizações, vistorias técnicas e preparação para desastres. 

 

A formação terá como público-alvo coordenadores municipais de Defesa Civil e ocorrerá até 21 de fevereiro. O curso tem como objetivo capacitar e atualizar os agentes municipais de proteção e defesa civil, especialmente os coordenadores municipais de Defesa Civil (COMDECs), para o aprimoramento em respostas a desastres e fiscalização integrada entre os municípios. 

 

Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversos órgãos, como a Defesa Civil, Correios, Aeronáutica, Exército, além de autoridades como o Coronel Moisés Pereira de Melo, o Capitão de Fragata Rodrigo Ribeiro Gonçalves, o Tenente Coronel Márcio Robério de Oliveira Lima, o Major Aviador Leandro Soriano Evangelista, o Tenente Coronel Luciano Virtuos e o Superintendente da AMA, César Teixeira. 

 

Formação 

 

O curso, promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (CEPDEC/AL), tem como principal objetivo formar novos gestores municipais, capacitando-os para entender todo o funcionamento da Defesa Civil. 

 

Essa capacitação é fundamental para instituições que trabalham diretamente em emergências e crises, como é o caso do CBMAL. A capacitação pretende integrar ainda mais a participação efetiva dos municípios para atuar em diversas situações, desde a decretação da situação de emergência e a diferenciação entre estado de emergência e estado de calamidade, até o processo de solicitação de recursos e a prestação de contas desses recursos disponibilizados para os municípios. 

 

Além disso, há um foco especial na solicitação de ajuda humanitária, garantindo que, com o apoio do Estado e do governo federal, os municípios possam se restabelecer e voltar à normalidade o mais rapidamente possível. 

 

A participação dos municípios é essencial, pois, com equipes multidisciplinares e capacitadas, Alagoas se torna um estado mais protegido e preparado para atender a população no momento mais crítico. 

 

O Coordenador da Defesa Civil, Coronel Moisés Pereira, que está há 10 anos à frente da instituição, destacou a importância da integração entre os entes federativos na gestão de desastres. 

 

“Hoje, o evento conta com a presença de profissionais vindos de Pernambuco, incluindo gestores de pastas da Defesa Civil municipal, todos sedentos por conhecimento, enquanto Alagoas se destaca na vanguarda dessas iniciativas. A importância dessa integração entre os entes federativos, como o Estado, município e União, é ilustrada pelo fato de que as águas que caem em Pernambuco deságuam em Alagoas. Isso reforça a necessidade da participação efetiva dos municípios para que Alagoas se torne ainda mais protegida, contando com uma equipe altamente disciplinada e capacitada para atender aqueles que mais precisam nos momentos de crise”, afirmou. 

 

 

Ele ainda enfatizou a necessidade da formação na garantia da segurança para a população. “Investir em capacitação é fundamental para tornar as instituições mais aptas a oferecer respostas rápidas em situações emergenciais, garantindo que tanto os gestores municipais quanto os de Defesa Civil estejam preparados. Essa preparação resulta em respostas imediatas, liberação facilitada de recursos, prestação de contas transparente e melhor gerenciamento dos recursos durante um desastre”, concluiu o coordenador.