O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, na terça-feira (11), no resgate de um porco-espinho que estava em uma árvore localizada na Rua José Leão Rego Filho, bairro do Pinheiro, em Maceió. O animal silvestre foi encontrado em local urbano, fora de seu habitat natural, representando risco para sua espécie e para a população.
Ao chegar ao local, a guarnição de salvamento, composta por três militares, encontrou o porco-espinho de pequeno porte em cima de uma árvore. Com a utilização de equipamentos adequados e técnicas de resgate, os bombeiros efetuaram com sucesso o resgate do animal.
Após a retirada, o animal foi avaliado e deixado aos cuidados de uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
O que fazer?
Os porcos-espinhos têm esse nome, pois possuem espinhos que são utilizados para a defesa contra predadores, os quais se soltam facilmente do corpo assim que são tocados.
Atualmente, esses animais estão ameaçados devido à destruição de habitat e à caça; por isso, ao avistar animais silvestres como esse em perímetro urbano, é importante entrar em contato com os órgãos competentes.
Em situações como essa, o Corpo de Bombeiros pode prestar apoio no resgate; para isso, basta ligar para o 193. Entretanto, ao avistar animais silvestres, a indicação é, primeiramente, entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental, pelo número 190, que é o órgão responsável pela proteção e pela segurança de animais e de Áreas de Proteção Ambiental. Dessa forma, o animal será devolvido à natureza livre de riscos.
*Estagiária sob supervisão