PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE SALVAMENTO NO MAR COMPLETA 20 ANOS NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

• 23/10/24

Turma pioneira marcou a história ao integrar o que hoje é um dos melhores centros de referência em salvamentos aquáticos do país

Alessandra Lima/Ascom CBMAL (sob supervisão)

Há exatos 20 anos, a primeira turma de guarda-vida foi especializada pelo Curso de Salvamento no Mar (CSMar), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) com 17 integrantes formados, a turma foi pioneira na aprendizagem das melhores técnicas e estratégias para abordagem e salvamento de vítimas de afogamentos, e marcou história ao integrar o que hoje é um dos melhores centros de referência em salvamentos aquáticos do Brasil.

Essa longa história começou em 2002, quando o comando do CBMAL enviou militares para realizar cursos renomados de salvamento no mar, buscando obter as melhores capacitações de todo o país. Para isso, os militares receberam formação em diversas corporações, como o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Na oportunidade, os então Capitão Medeiros, 1º Tenente Jack Emerson e 2º Sargento Casado ingressaram no Curso de Salvamento no Mar do CBMERJ, identificados respectivamente com os números 401, 402 e 409. Na época, o curso era a etapa final do concurso para guarda-vidas da corporação do Rio de Janeiro, dessa forma, os militares alagoanos realizaram a capacitação com a mesma rotina dos candidatos ao cargo de soldado BM - QBMP10 (guarda-vidas).

Após exaustivos nove meses de capacitação, os alunos foram coroados como guarda-vidas, ultrapassando diversos desafios e dificuldades ao enfrentar mares, ressacas, costões, cantos de pedras e diversas situações de emergência aquática, o que os colocou entre os melhores profissionais para a execução dos serviços.

Com a conclusão das formações nos três estados, os agora guarda-vidas elaboraram o plano do primeiro Curso de Salvamento no Mar de Alagoas, juntando e aprimorando as melhores práticas e estratégias obtidas através do treinamento em cada corporação. Com o planejamento do curso devidamente aprovado pelas instâncias superiores, em 2004, após uma rigorosa seleção para cumprir os rígidos índices de admissão de discentes, como provas de apneia estática, apneia dinâmica, natação 50m, natação 800m em águas abertas, flexão de braço, barra fixa, abdominal e corrida, os militares selecionados ingressaram na primeira turma do CSMar.

Durante cinco meses, os alunos pioneiros do CSMar/2004 receberam treinamento intenso, composto por atividades físicas complexas, natação, atendimento pré-hospitalar, operações com embarcações, embarque em helicóptero, salto em alto-mar, sobrevivência no mar, além de exaustivos treinamentos na arrebentação em praias como Jacarecica, Pontal da Barra, Francês, entre outras, que elevaram ainda mais o nível do curso, que forma aproximadamente 50% dos ingressantes. Por isso, os militares que concluem o curso são chamados de "tubarões", em referência à força, destreza, habilidades em alto-mar e ao símbolo do curso, o tão sonhado brevê.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas parabeniza e homenageia todos os guarda-vidas que servem à corporação, especialmente os pioneiros formados no CSMar/2004, que dedicaram duas décadas ao salvamento e cuidado com a população, atuando bravamente pela segurança dos alagoanos.

Ao todo, o CBMAL possui um cardume de 111 tubarões capacitados em todo o estado ao longo das oito edições realizadas nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2019. Aos interessados em fazer parte dessa história, atenção: há previsão de mais uma edição do CSMar em 2025. Para quem almeja ser Tubarão, na verdade o curso já começou!

Que seja o mar, com seus segredos e mistérios, o local de onde voltaremos após cada salvamento, cobertos de areia e glória! CSMar - Tubarão!