DOIS MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPAM DO CURSO DE MERGULHO AUTôNOMO EM SãO PAULO

• 21/10/24

Formação visa capacitar os participantes para realizar operações de busca e salvamento subaquático

Alessandra Lima/ Ascom de CBMAL (sob supervisão)

Dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participam do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que está sendo  realizado no Município de São José do Rio Preto (SP). A formação foi iniciada no dia 21 de outubro e o término está previsto para o dia 29 de novembro.

Realizado pelo CBPMESP e com uma das melhores formações de Mergulhadores de Resgate do Brasil, o curso contará com a participação do Cabo Matos e Soldado Pacheco, que são os representantes do CBMAL na formação que visa capacitar os participantes para realizar operações de busca e salvamento subaquático para atuar em situações de risco e emergências aquáticas de forma eficaz e segura.

Com carga horária de 222 horas-aulas, o curso possui um alto grau de dificuldade e é considerado um dos mais difíceis e técnicos na especialização de um bombeiro militar. Durante o período, os alunos estudam disciplinas como Medicina e Fisiologia do Mergulho, Equipamento Autônomo de Circuito Aberto, Educação Física Aplicada e são submetidos semanalmente a uma avaliação para verificação de aprendizagem. Os discentes ainda passam por diversas provas e treinamentos  práticos com instruções específicas em piscinas, lagos, lagoas e rios da rede hidrográfica do estado de São Paulo.

O conhecimento adquirido pelos militares alagoanos irão auxiliar a corporação na execução de serviços operacionais observando o aumento significativo de ocorrências envolvendo enchentes, inundações e alagamentos nos últimos anos na região. Dessa forma, o CBMAL ressalta seu compromisso em aprimorar cada vez mais a capacitação do efetivo.

O curso faz parte do trabalho do  Centro de Treinamento Operacional do CBMAL que segue o Planejamento Estratégico da corporação para 2024, que tem como objetivo aperfeiçoar a educação corporativa de diversos  bombeiros militares em diferentes cursos em todo o território nacional para que estes retornem e multipliquem o conhecimento para a tropa, oferecendo um serviço cada vez mais eficaz para a população.