Formação visa capacitar os militares para realizarem o atendimento correto às vítimas nos mais variados tipos de acidentes terrestres
Alessandra Lima/ Ascom CBMAL (sob supervisão)
Dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) estão participando do Curso de Salvamento Terrestre (CST) que acontece na Escola Superior de Bombeiros (ESB) no município de Franco da Rocha, em São Paulo (SP). A formação foi iniciada no dia 21 de outubro e término está previsto para o dia 29 de novembro. O 1° Tenente Paes e o Soldado Danrley estão representando Alagoas na capacitação.
O curso tem o intuito de capacitar os militares para realizarem o atendimento correto às vítimas nos mais variados tipos de acidentes terrestres. Na formação, os alunos aprenderão a manusear equipamentos e materiais de salvamento, além de executar as operações específicas de busca e salvamento terrestre de qualquer natureza.
A formação terá carga horária de 222 horas-aulas e durante as seis semanas de curso os alunos terão disciplinas como Atividades de Salvamento Terrestre, Técnicas de Salvamento Terrestre, Equipamentos e Materiais de Salvamento. Onde aprenderão sobre os aspectos históricos do Salvamento Terrestre, doutrina específica, viaturas, guarnições, definindo operações de salvamento terrestre, além de executar o planejamento e desenvolver ações de comando nas atividades específicas de Busca e Salvamento. Os militares também passarão por avaliação rigorosa para verificação da aprendizagem.
O curso ainda abordará diversas práticas que visam o ensino de táticas e estratégias para os segmentos de Salvamento em Locais Confinados, Salvamento Veicular, Elevadores, Escadas Rolantes e Salvamento em Maquinários, Corte de Árvores, Salvamento em Locais de Difícil Acesso, Captura e Extermínio, Confecção de Nós e Sistemas de Multiplicação de Força, Abordagem Psicológica em Vítima de Tentativa de Suicídio.
O curso faz parte do trabalho do Centro de Treinamento Operacional do CBMAL que segue o Planejamento Estratégico da corporação para 2024, que tem como objetivo aperfeiçoar a educação corporativa de diversos bombeiros militares em diferentes cursos em todo o território nacional para que estes retornem e multipliquem o conhecimento para a tropa, oferecendo um serviço cada vez mais eficaz para a população.
Além de promover instruções de nivelamento nas diversas áreas de conhecimento e exercer supervisão e controle das instruções e treinamentos de rotina e desenvolver a doutrina operacional e a gestão do conhecimento, especialmente às instruções de âmbito operacional.