MISSãO DE TRANSPORTE AEROMéDICO DO POLICIAL CIVIL PASCOAL DE BAHIA PARA ALAGOAS

• 24/07/24

Por 3º Sgt TAUIL.

Em uma operação de alta complexidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou uma missão de transporte aeromédico do policial civil Pascoal, de Alagoas, que se encontrava na Bahia. Utilizando o avião BOMBEIRO-02, a missão teve início no dia 23 de julho de 2024, com o objetivo de transportar o paciente de volta ao seu estado natal para receber os devidos cuidados médicos próximos à sua família.

Decolagem e Primeira Etapa da Missão

A aeronave BOMBEIRO-02 decolou da base do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) às 12h50 do dia 23 de julho, com uma equipe médica a bordo, especialmente treinada para missões de transporte aeromédico. Após um voo tranquilo, a aeronave chegou a Guanambi, na Bahia, às 16h26. Neste local, a aeronave foi abastecida e preparada para a próxima etapa da missão.

Segunda Etapa da Missão

No dia seguinte, 24 de julho, a equipe decolou de Guanambi às 06h50, com destino a Bom Jesus da Lapa, o aeroporto mais próximo de onde o paciente Pascoal estava internado. Após a chegada, o paciente foi cuidadosamente preparado pela equipe hospitalar local e embarcado na aeronave. Às 08h30, a aeronave decolou de volta para Maceió, iniciando o trajeto de retorno.

Parada Técnica e Conclusão da Missão

Durante o retorno, foi realizada uma parada para abastecimento em Salvador. A viagem prosseguiu sem maiores intercorrências e a aeronave pousou de volta na base do BOA às 13h47. O senhor Pascoal foi entregue aos cuidados de uma equipe terrestre do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o transportou para a unidade de saúde onde continuará seu tratamento.

Integração de Esforços

O BOA opera o avião BOMBEIRO-02 de maneira integrada ao Comando de Aviação do Estado (COMAVE) e ao SAMU, unindo esforços para cumprir missões de transporte aeromédico como esta. A colaboração entre essas entidades é crucial para o sucesso das operações, garantindo que os pacientes recebam atendimento rápido e eficaz em situações de emergência.

Desejos de Melhoras

Desejamos ao senhor Pascoal uma rápida recuperação, agora com a assistência e os recursos médicos necessários, estando de volta ao nosso estado e próximo de sua família. A operação exemplifica o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas com a vida e a saúde da população, mostrando a eficiência e a dedicação das nossas equipes em momentos críticos.