UNIãO DOS PALMARES GANHA GRUPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS

• 11/12/15

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 10, o 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana. O comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, e o prefeito Beto Baía, estiveram presentes na solenidade de inauguração.

O 3º GBM possibilitará os serviços de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e demais salvamentos tanto para a cidade de União dos Palmares, como municípios vizinhos: Branquinha, Murici, São José da Laje, Ibateguara, Santana do Mundaú, Colônia Leopoldina, Flexeiras e Novo Lino.

“Antes da concretização deste fato, União dos palmares e os municípios circunvizinhos eram atendidos por guarnições do 1º GBM, localizado na capital do Estado, e por equipes do 2º GBM, localizado em Maragogi. Assim, diminuímos substancialmente o tempo resposta no atendimento de ocorrências em toda região”, afirmou o coronel Adriano Amaral da Silva.

O comandante geral agradeceu ao prefeito Beto Baía pela cessão do espaço físico para a instalação do 3º GBM e pela doação do terreno, onde será construída a sede definitiva do mais novo grupamento da corporação.

Ainda ressaltou o apoio do empresariado local que ajudou a estruturar internamente a unidade, bem como o esforço dos bombeiros militares: coronel Antoney, tenente coronel Ananias, tenente coronel Ricardo Cruz, o tenente Oliveira, e ainda, o tenente coronel Thúlio, da Polícia Militar.

Já o prefeito Beto Baía apontou para a importância de ter um grupamento de combate a incêndio nas proximidades do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga.

“Há anos estávamos necessitando do serviço do Corpo de Bombeiros na cidade de União dos Palmares. Temos aqui a Serra da Barriga, patrimônio histórico que precisa ser preservado e, numa situação de necessidade, a ação imediata e competente diminui os danos de um incêndio. E agora temos aqui um espaço equipado e preparado para que vocês possam exercer o que se propõem, que é salvar vidas”, afirmou o prefeito Beto Baía.

ESTATÍSTICAS

União dos Palmares foi escolhida como sede com base em dados estatísticos do Comando Operacional de Bombeiros do Interior, percebendo um número crescente de ocorrências naquela região, decorrente também do desenvolvimento econômico do município.

ESTRUTURA

O quartel contará com uma tropa de 37 militares e equipamentos de última geração, dentre eles duas viaturas chegadas recentemente à corporação: a auto resgate 30 e o auto busca e salvamento 08, adquiridas de convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e com a Infraero, respectivamente.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif