EM NOVA REUNIãO, óRGãOS APRESENTAM PLANO DE AçãO PARA O CENTRO DE MACEIó

• 10/12/15

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas reuniram-se com representantes da Eletrobras, Defesa Civil Municipal, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação (Sima), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra)  e Aliança Comercial para apresentar um plano de ação para acessibilidade das viaturas no Centro de Maceió, conserto de hidrantes e melhorias na parte elétrica da região. A reunião ocorreu às 11h na SMCCU.

Dos nove hidrantes existentes no Centro quatro estão em funcionamento. Dos cinco quebrados, três já estão em manutenção e devem ser entregues na próxima semana pela Casal. Os outros dois, localizados na Av. Francisco de Menezes e Rua Dr. Alfredo Lobo, exigem um trabalho mais avançado porque apresentam problemas estruturais no corpo do hidrante que devem estar de acordo com a Norma Brasileira 5667 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Já a Eletrobras apresentou um cronograma de ações que começa em janeiro e se estende até julho de 2016. Entre os serviços estão as retiradas da rede de média tensão para instalação de nova rede subterrânea nas ruas Boa Vista e Moreira Lima.

Para o acesso das viaturas de grande porte foi apresentado um projeto que expande de 3,5 para 5 metros o espaço entre piquetes de acesso no calçadão com a instalação de piquetes removíveis pela Aliança Comercial, além de sinalização no piso indicando onde ficam as galerias e estações elétricas subterrâneas. Serão criados locais chamados de estação de trabalho e área de manobra com 6 metros de largura por 12 de comprimento.

Segundo o coronel Marcílio Carvalho, comandante operacional da região metropolitana, as ações integradas beneficiarão a sociedade. “São importante as ações multidisciplinares que estão sendo realizadas por cada órgão, agindo dentro da sua competência, seja público ou privado, para um bem comum.  As ações minimizam os riscos de desastres e otimizam, dentro da realidade atual, qualquer teatro de operações que venha  ser montado futuramente no Centro da cidade “, finalizou.