CHO/BM conta com 41 alunos e é o primeiro curso da Academia BM de Alagoas
Por Yasmin Evangelista, estagiária da ASCOM CBMAL
Na manhã da última terça-feira (21), ocorreu a aula inaugural de um dos principais cursos de ascensão na carreira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Curso de Habilitação de Oficiais Bombeiros Militares (CHO/BM), contando com 41 subtenentes como alunos.
O curso contará com 28 disciplinas, divididas em sete etapas, em formato híbrido, sendo 80% de aulas presenciais e 20% na modalidade à distância. Além das instruções teóricas, o CHO/BM contará com treinamento físico três vezes por semana, e os alunos ficarão disponíveis em sistema integral, com aulas das 07h às 17h10.
Na ocasião, o coordenador do curso, capitão Nobre, falou sobre a habilitação.” O processo de início do curso se deu devido a necessidade da Corporação em habilitar os Subtenentes após as últimas promoções. Recebemos a orientação que a Academia iria funcionar em Arapiraca e iriamos receber o CHO, CFO E CFP esse ano e, após a designação da equipe, encabeçada pelo Ten Cel Reinaldo como comandante da Academia, já começamos a organizar a logística para isso”, falou.
“A escolha de Arapiraca se deu em decorrência de uma necessidade da Corporação em estruturar um local próprio para as próximas formações, e dentre os quartéis do CBMAL, o 7° GBM é o que apresenta uma maior área e uma melhor estrutura para receber os próximos cursos. O quartel vem passando por uma grande reforma para deixa-lo compatível com uma Academia militar, conta com salas de aulas equipadas com tela, data show e computadores; alojamentos para o CFO, que funcionará no regime de internato; além de alojamentos para a tropa do 7° GBM e para os alunos de serviço e para o efetivo da Academia. Além de áreas comuns como vestiários e refeitório”, finalizou.
Após habilitado, os subtenentes estarão prontos para serem promovidos ao posto de 2º tenente, ingressando no quadro de oficiais da corporação. O curso terá uma carga horária de 1200 horas/aula, com duração de seis meses.
Ainda na solenidade, o comandante-geral do CBMAL, cel BM Wolbeck, parabenizou os alunos pela nova etapa e enfatizou a importância dos desafios na carreira. “Inicialmente queria agradecer à equipe da nossa Diretoria de Ensino, pois sempre que os provocamos, atendem com a maior presteza e em alto nível. Agradeço ao coordenador do curso, cap BM Nobre, por ter aceitado essa missão. E agora quero falar com vocês, alunos do CHO, dizer que estou muito feliz e que vocês estão de parabéns por estarem aqui. Vocês serão oficiais e precisam passar por desafios. Lembrem-se que estão em casa e entre irmãos, então se ajudem e não deixem ninguém para trás”, ressaltou o comandante-geral.