BOMBEIROS INICIAM OPERAçãO CENTRO SEGURO NESTA TERçA-FEIRA (24)

• 24/11/15

Em razão das diversas ocorrências de incêndios ocorridos em lojas do Centro nos últimos meses, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Centro Seguro. A operação vai intensificar as ações de fiscalização nas edificações localizadas no centro comercial de Maceió/AL, a fim de verificar as condições de segurança contra incêndio e pânico nos diversos locais, conforme dispõe o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

A operação começou nesta terça-feira (24) e tem previsão de término para a próxima quinta (26) e será realizada das 7h às 13h. São 20 militares da Superintendência de Atividades Técnicas divididos em cinco equipes que fiscalizam simultaneamente em diversos pontos do Centro.

As ruas Cincinato Pinto, Livramento, Agerson Dantas, Boa Vista, Moreira Lima e Melo Morais já foram fiscalizadas. As lojas de outras ruas como a Joaquim Távora, Barão de Penedo, a Rua das Árvores e a Rua do Comércio também estão sendo fiscalizadas.

Segundo o capitão Luiz Diego uma das preocupações da operação está relacionada com a rede elétrica. “Estamos pedindo a Anotação de Responsabilidade Técnica [ART] de instalações elétricas, emitida por profissional técnico habilitado. As lojas que não estão apresentando foram notificadas”, disse. Além das fiscalizações, os bombeiros realizam um trabalho preventivo e educativo com os lojistas e comerciantes para minimizar os riscos de incêndio. “Orientamos como deve ser feito o controle de estoque, o local deve ser ventilado, é necessário ter extintores dentro do prazo de validade e pessoas que saibam manusear, entre outras informações que podem evitar danos”, completou.

No primeiro dia da operação, foram 95 estabelecimentos fiscalizados e 87 foram notificados.