MISSÃO HUMANITÁRIA NO CHILE

• 15/02/23

Por 3° SGT R. Marcelo

Uma forte onda de calor que assola o Chile teve como consequência grandes incêndios florestais que causaram, até aqui, números elevados de mortes, alcançando cerca de 270 mil hectares de florestas queimadas, segundo o G1 Notícias.

O governo brasileiro, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, designou militares da Força Nacional de Segurança Pública, para integrar a missão multidisciplinar brasileira de assistência humanitária à República do Chile.

Com um efetivo total de 36 militares, sendo 32 bombeiros militares e 4 policiais militares, o Brasil dará apoio administrativo e operacional na missão. Juntamente com o efetivo foi enviado água, ração operacional, combustível, ferramentas, equipamentos e motosserras para atuar tanto em incêndios rasteiros como nas copas das árvores.

Além disso, o comboio conta com equipes de saúde com enfermeiros e os recursos logísticos pertinentes a esta área de  atuação. Os combatentes contam ainda com 9 viaturas do tipo pick-up, das quais 6 possuem kit de combate a incêndio florestal, e as demais servirão de apoio administrativo e operacional.

Outros países também enviaram ajuda ao Chile, tais como: Argentina, Espanha, México, EUA (com o seu tentanker - aeronave com capacidade de 36 mil litros).

Entre os 32 bombeiros militares da Força Nacional, temos a honra ter um alagoano extremamente especializado atuando nessa missão internacional.

O 1° SGT BM J Costa está em nossa instituição desde 2002 e desde sua entrada se especializa em busca de conhecimento para melhor servir a sociedade. Dentre os diversos cursos que concluiu, possui o Curso de Salvamentos Especiais. Militar abnegado, dedicado e de um profissionalismo sem tamanho.

Uma honra sem tamanho estarmos representados por um profissional de competência e conhecimento técnico singular. Ao J Costa, demais bombeiros e policiais militares brasileiros que atuam nos incêndios florestais, bem como aos demais países envolvidos nessa missão humanitária, nosso orgulho e desejo de sucesso na missão.