MAIS DE 30 BOMBEIROS EMBARCARAM NESTA TERçA-FEIRA RUMO AO XV SENABOM, EM GOIâNIA

• 10/11/15

Uma comitiva formada por mais de 30 bombeiros embarcaram nesta terça-feira, 10, rumo à Goiânia-GO, para participarem do XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), realizado entre os dias 11 e 13 de novembro. Liderando a comitiva está o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Adriano Amaral da Silva.

Os militares do CBMAL apresentarão trabalhos acadêmicos, representarão a corporação em uma competição operacional, e ainda participarão de oficinas e palestras. Já o comandante participará da reunião da Liga Nacional de Bombeiros Militares (Ligabom).

De acordo com o coronel Adriano, houve maior preocupação do comando em enviar bombeiros que de fato estejam desenvolvendo trabalhos e ações que busquem otimizar a administração ou o serviço operacional. “Esta comitiva é composta por militares que tem mostrado de alguma maneira que buscam o melhor para a corporação”, disse o oficial.

TRABALHOS

As tenentes Beth Graziele Claudino Costa e Ana Carla Lima Barbosa apresentarão o trabalho científico “Acessibilidade e língua brasileira de sinais no site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas” em que abordam o processo de criação do novo site versando sobre os aspectos que poderiam torná-lo mais acessível para o público em geral, em especial, para o cidadão surdo.

O Capitão Diogo de Andrade Wanderley Silva e o Sd Antônio Marcos Albuquerque Torres apresentarão o trabalho “A eficácia do teste de aptidão física e preparação dos militares para sua execução no CBMAL”, no qual trata do diagnóstico obtido através do relatório dos testes de aptidão física do CBMAL e sugere novas diretrizes.

O Tenente Rafael Pereira Duarte apresentará sobre “Contratação de serviços de manutenção dos Corpos de Bombeiros: a alternativa da terceirização da atividade meio”, que trata da terceirização da manutenção de viaturas da frota do CBMAL como alternativa para atividade meio, tendo como orientador o major Pedro Henrique.

O major Rômulo Guedes juntamente com a tenente Ana Carla Lima Barbosa apresentarão “Acessibilidade do deficiente auditivo: recepção adequada ao cidadão surdo nos balcões de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas”, o qual aborda as exigências relativas ao atendimento do cidadão surdo em órgãos dos setores públicos, enfocando em especial, o atendimento realizado nos balcões do CBMAL.

Esses trabalhos representam 25% do total de trabalhos científicos selecionados para apresentação durante o evento, o que demonstra o alto grau de comprometimento de nossos militares ao propor discussões que possam promover o desenvolvimento do CBMAL e de outras corporações.

COMPETIÇÕES

Na competição Bombeiro de Aço, o CBMAL será representado pelas seguintes equipes: a primeira formada pelo major Aluysio, pelo subtenente Feliciano e pela soldado Willienay; e a segunda equipe será composta pela tenente Helga Vasconcelos, pelos soldados Henderson Moraes e César Lyra.

Outra atividade muito aguardada é o Desafio Internacional Petzl para Bombeiros, onde a corporação será representada pelos três primeiros colocados na competição Bombeiro de Fibra, ocorrida dia dois de julho, durante a II Semana do Bombeiro. São eles: major Aluysio, subtenente Feliciano e soldado Henderson Morais.

Também concomitante ao Senabom será realizada a Competição Latino-americana de Guarda-vidas em que a corporação será representada pelos bombeiros: sargento Ramalho e soldados Pedro Paes, R. Brandão  e Café, tanto individualmente como por equipe.

CREDENCIAMENTO DE CÃES

O major Roberto Wanderlei e a soldado Willienay, juntamente com o soldado Iata Pitanga, buscam o certificado de participante na atividade de Credenciamento de Cães de Salvamento. Como nossos cães Scooby e Txuca ainda não possuem a idade mínima para participar, nosso militares irão fazer o reconhecimento da prova para o credenciamento no ano de 2016.