OPERAçãO CARNAVAL 2022: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS ESTARá PRESENTE EM TODO O ESTADO

• 25/02/22

por Yasmin Evangelista

Nesta sexta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou a Operação Carnaval 2022, que durará até a próxima sexta-feira (04). Este ano, devido às limitações por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve evento de abertura, mas as tropas já estão a postos para atender toda a população alagoana.

Na região metropolitana, o CBMAL contará com 7 viaturas e 50 militares, além de 10 postos de Guarda-Vidas distribuídos pelo litoral. Haverá rondas das viaturas entre a região dos postos de guarda-vidas, desde o litoral norte ao sul. Em Maceió, outras viaturas farão pontos-base em horários específicos pelo menos duas vezes ao dia e ficarão em prontidão 24hs.

Em Maragogi, será empregado o efetivo diário juntamente com o pessoal da Força Tarefa totalizando aproximadamente 17 militares por dia. Serão utilizados todos os materiais operacionais disponíveis do 2º GBM para cada tipo de atividade. Acontecerá também a abertura de postos de Guarda-vidas em: Barra Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres; também terão pontos base com a uma ABS na rodovia, tangenciando as cidades de Maragogi e Japaratinga e uma AR nas imediações das concentrações de público, caso haja.

Em Penedo, será o efetivo fixo do dia e aproximadamente 32 militares oriundos da Força Tarefa (todo o período). A operação terá início dia 26 de Fevereiro (sábado) com a abertura dos postos de guarda-vidas em Duas Barras (Jequiá da Praia), Praia da Lagoa do Pau (Coruripe), Praia do Pontal do Peba (Piaçabuçu). Os postos funcionarão no período de 9 h às 17h durante os quatro dias de carnaval.

A unidade de resgate do 6° GBM será avançada para a cidade de Coruripe todos os dias do carnaval com o efetivo ordinário de serviço e permanecerá naquela cidade no período das 9h às 17h dando suporte aos postos de guarda-vidas, caso seja acionada. O ABT-10 permanecerá na sede do 6° GBM (Penedo) com o efetivo ordinário realizando o serviço de combate a incêndio e salvamento, cumulativamente em toda a região de atuação do 6° GBM.

No 9º GBM, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, será o efetivo fixo do dia (8 militares por dia) e aproximadamente 02 ou 03 oriundos da Força Tarefa (por dia e por quartel). Atenderá 7 municípios: Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Pariconha, Olho d’Água do Casado e Piranhas.

Por fim, no 7º GBM - ARAPIRACA, serão empregados na operação 110 bombeiros militares pertencentes aos postos de Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos, que serão distribuídos nas escalas operacionais dos respectivos postos.

Realização de Pontos base no centro de Arapiraca e Palmeira dos Índios com todas as Viaturas disponíveis na operação; os pontos bases serão realizados de forma rotativa e nos seguintes horários: das 09:00h às 12:00h, das 15:00h às 18:00h e 19:00h às 21:00h. Serão utilizados todos os materiais operacionais disponíveis do 7º GBM para cada tipo de atividade.