CBMAL

NOITE DE HOMENAGENS MARCA ENCERRAMENTO DO CURSO DE HABILITAçãO DE OFICIAIS

  • 11/08/15
  • 12:08

Foi realizada nessa última quinta-feira, 7, a solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE-2014/2015) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), Turma Cel BM Gláucio Luiz Do Espírito Santo Alcantara.

A solenidade de formatura contou com a presença de familiares, oficiais do CBMAL, instrutores do curso e autoridades, dentre elas: comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Lima Júnior, comandante geral do CBMAL, coronel BM Adriano Amaral da Silva e o secretário de Estado de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, que ressaltou a importância do curso para as carreiras dos futuros oficiais.

“A sociedade recebe neste dia 19 militares capacitados e prontos para atender da melhor forma possível toda população. Obrigado por manter a chama acesa, a chama do compromisso com a sociedade”, disse o secretário.

Durante a solenidade, as autoridades fizeram a entrega dos certificados aos três primeiros colocados no curso: subtenente BM Silvio Alves dos Santos, subtenente BM Cícero Holanda Cavalcante e subtenente BM Ivanilton Vivaldo dos Santos, primeiro, segundo e terceiro colocado, respectivamente.

A Diretoria de Ensino do CBMAL homenageou os instrutores do curso que receberam seus certificados como forma de agradecimento e heroísmo por desempenhar essa árdua e gratificante missão. Segundo o capitão BM Luiz Augusto, “o sucesso do curso não seria pleno sem a imprescindível colaboração de quem se dispôs a compartilhar de seus saberes e experiências em prol da nobre causa que por si só já se justifica: a aprendizagem”.

Houve ainda uma série de homenagens realizadas pela turma para prestigiar àqueles que deram todo apoio para a concretização desse curso, dentre eles: subtenente BM Ivanilton Vivaldo, pelo militar dedicado e abnegado que é, sempre auxiliando seus colegas e repassando seu conhecimento adquirido nesses 29 anos de carreira bombeiro militar; capitão BM Luiz Augusto, coordenador do curso, pela dedicação, empenho e esforço desmedido para a excelência do curso; tenente coronel BM Alan Leite, chefe da seção técnica de ensino, que sempre deu apoio e esteve ao lado da turma, motivando a vitória tão almejada; coronel BM Gláucio Luiz, homenageado com o nome da turma, por ter dado a oportunidade desses militares iniciarem o curso, durante seu comando; e o coronel BM ADRIANO, comandante geral do CBMAL, pela demonstração de consideração e apreço por toda a turma, e valorização do processo de ensino e aprendizagem na corporação.

Dois momentos marcaram o evento: a fala do orador da turma, subtenente Vivaldo, que destacou a importância do apoio dos familiares e companheiros de curso para a conclusão de mais essa etapa profissional e agradeceu aos oficiais e praças que se dedicaram para organização e execução do CHOAE 2014/2015; e a homenagem feita pelo subtenente Clodoaldo Rosael ao subtenente Ivanilton Vivaldo, lembrando a dedicação demonstrada pelo militar durante toda a sua carreira na instituição e durante o curso. A homenagem emocionou todo o público presente e foi encerrada com um abraço coletivo de todos os formandos.

Para o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, esses militares fazem parte do que há de melhor na corporação. “São militares dedicados e abnegados que demonstraram durante o ano de duração do curso, a superação e a excelência no serviço prestado, elevando ainda mais o nível da corporação”, afirmou.

 O CURSO

O CHOAE 2014/2015 teve início no dia 26 de agosto de 2014 e contou com a participação de 19 subtenentes, sendo 18 do quadro de combatentes e um do quadro de saúde. Com carga-horária de 1200 h/a, sua grade curricular foi composta por 26 disciplinas. Além disso, todos os alunos foram submetidos a um estágio supervisionado e finalizaram sua jornada acadêmica com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, uma proposta de solução prática para um problema organizacional diagnosticado pelos próprios autores.

Como elemento diferencial para a formação dos futuros Oficiais Administrativos, o curso realizou uma viagem de estudos ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), corporação de referência para os demais corpos de bombeiros do país pela excelência dos seus serviços, disponibilidade logística e qualificação dos seus integrantes.

O CHOAE fundamenta-se na incumbência de proporcionar à corporação oficiais capazes de desempenhar suas funções e encargos, pautados pelos sacramentados valores institucionais: o respeito à vida, à dignidade da pessoa humana, ao meio ambiente e ao patrimônio, o interesse público, o comportamento ético, a eficiência, o mérito, a criatividade, a modernização, a cordialidade, o profissionalismo, a transparência, a hierarquia e a disciplina.