A Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil foi criada na última quinta-feira, 26, em solenidade no Congresso Nacional, em Brasília - DF. A sessão foi presidida pelo deputado federal/SP Capitão Guilherme Derrite que também é o presidente da Frente Parlamentar, que nasce para fortalecer as políticas de atuação da Defesa Civil e melhorar o planejamento de recursos para ações de prevenções e respostas aos desastres em todo país.
O evento contou com a presença do secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, do presidente do Conselho dos Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC), Tenente-Coronel BM Moisés Pereira de Melo, e de diversos parlamentares, dentre eles o Deputado Federal Major Vitor Hugo, Vice-Presidente da Frente Parlamentar e líder do Governo, e ainda o senador Major Olímpio.
O Estado de Alagoas foi representado pelo Tenente-Coronel Moisés Melo, Coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
"A criação da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil é uma grande conquista para as Defesas Civis dos Estados e dos Municípios, pois teremos a possibilidade de garantir recursos para melhor atender a população na prevenção ou na resposta aos desastres, como também a profissionalização dos agentes de Defesa Civil", ressaltou o Tenente-Ccoronel Moisés Melo.
A partir de agora, todos os projetos relacionados com a área passarão pela Frente Parlamentar, que terá contato direto com as instituições, em especial o Conselho de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil.
Ela também poderá trabalhar com projetos de lei que permitirão um maior desenvolvimento na área, além de garantir que as iniciativas não sejam deixados em segundo plano e que os temas sejam apresentados considerando as necessidades de estados e municípios.
Fonte: Defesa Civil do Paraná e SECOM do Governo de Tocantins