PIONEIRAS DO FOGO COMEMORAM 25 ANOS DE SERVIçO EM FORMATURA GERAL

• 25/04/19

Evento homenageia as mulheres que foram as primeiras a ingressarem na instituição

Por Stephany Domingos

Hoje é dia de comemoração para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. As primeiras bombeiras militares que ingressaram na corporação em 1994, as pioneiras do fogo, estão festejando 25 anos de serviço e para comemorar essa data memorável para todos que fazem o CBMAL será realizada uma formatura geral com a presença dessas mulheres que tanto contribuíram e contribuem para o crescimento da instituição, além de convidados e autoridades.

A formatura ocorrerá no pátio do Quartel do Comando Geral do CBMAL, às 18h desta quinta-feira, 25, e contará com a tropa do Corpo de Bombeiros Militar em forma, ritos militares e homenagens. Este é um momento especialmente marcante para essas bombeiras militares, pois marca o encerramento de um ciclo e o início de outro: o da reserva. Será um momento de grande alegria e emoção para elas que se despedem do CBMAL.

Foram 63 mulheres que ingressaram em um território totalmente novo e desconhecido. E com maestria e luta ocuparam os espaços que eram predominantemente masculinos. Estabeleceram seu lugar e mostraram que são capazes, competentes, fortes e eficientes e abriram as portas para as outras turmas de bombeiras que ingressaram à corporação.

Hoje, o CBMAL conta com 196 bombeiras de um efetivo total de 1.260 militares. A quantidade de mulheres ainda representa cerca de 15% do efetivo ativo total do CBMAL e a luta atual é para sacramentar que as mulheres podem exercer a profissão com excelência e para motivá-las ainda mais a prestarem o concurso para a categoria.