Na manhã da última segunda-feira, 15, chegaram ao quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas três novas viaturas auto bomba e salvamento (ABS) adquiridas através de verba do convênio com a Infraero e da taxa de bombeiros.
As viaturas são mais modernas do que os ABS’s que já são utilizados na Corporação e serão empregadas em ocorrências de incêndios e salvamento de pequenas, médias ou até grandes proporções. Segundo o capitão Alielson Rodrigues, chefe do centro de operações da corporação, apesar de serem viaturas de pequeno porte, apresentam uma bomba superior aos ABS atuais: “seu tanque de água tem capacidade para 1.500 litros, porém, sua bomba tem uma potência muito maior do que as das antigas viaturas de auto busca e salvamento e com o auxílio de um carro de apoio com uma grande capacidade de água pode combater incêndios de grandes proporções, diferentemente dos ABS anteriores”, falou.
Dentre outras novidades, essas viaturas possuem um poste de iluminação próprio que funciona através do sistema eletropneumático do próprio caminhão e um tanque específico para LGE (líquido gerador de espuma) com capacidade de 180 litros.
As novas viaturas após passarem pelos trâmites normais de recebimento e testes serão empregadas no serviço operacional da capital e de Arapiraca, inicialmente.
Além dessas, está prevista a chegada de uma viatura Auto Tanque até o próximo mês de julho, e também mais cinco ABS’s, dois AT's e um ABT nos próximos meses.