O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) confeccionou panfletos informativos com dicas de segurança e prevenção para o verão 2018. O material foi elogiado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e tornou-se referência para Portugal, que solicitou a disponibilização do material.
Para David Szpilman, fundador da SOBRASA, a prevenção é o melhor meio de salvar vidas. “O afogamento representa mais de 95% das ações dos guarda-vidas nos ambientes aquáticos. Este folder do CBMAL aborda exatamente esta questão fundamental na segurança aquática: melhor prevenir do que ter de tratar, pois poucos se recuperam desta tragédia. Prevenir é salvar”, declarou ele.
A iniciativa nasceu a partir da necessidade sentida após a pesquisa realizada pelo grupo constituído pela major Elaine Monteiro, capitão Themisson Vasconcelos e cabo Heubert Guimarães, de ter mais um meio de divulgação das dicas de segurança e prevenção contra afogamentos. A distribuição não será realizada aleatoriamente nas praias para evitar o descarte de material e a poluição do meio ambiente. Os hoteis e escolas são pontos estratégicos para distribuição devido ao grande fluxo de pessoas, além do fato das crianças se tornarem importantes agentes multiplicadores de informação em seus círculos sociais.
Segundo o capitão Themisson, integrante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), as dicas vão além das praias na época do verão. “Muitas pessoas acham que só há ocorrências de afogamentos nas praias, mas também temos muitos casos em rios, lagos e até piscinas. O folder traz dicas de segurança para qualquer meio aquoso, em qualquer época do ano”, explicou o oficial.
O material informativo contém medidas de prevenção, dicas de como agir em caso de afogamento, tanto seu quanto de outra pessoa, e o suporte básico de vida após o ocorrido. Por fim, vêm as dicas de segurança e algumas curiosidades sobre o assunto.
Os panfletos foram confeccionados através da parceria entre o GSA e a Assessoria de Comunicação do CBMAL, e a análise do conteúdo foi feita pela Sobrasa. Além desse projeto, o CBMAL trabalha com a prevenção por meio do Projeto Golfinho, da sinalização por bandeirolas e a abordagem pessoal que os |Guarda-Vidas fazem nas praias.
Para o Major Bruno Vieira, comandante do GSA, “os panfletos são ferramentas importantes de conscientização e ajudarão muito o grupamento nas ações preventivas".
Nesta sexta-feira, 8, o subcomandante BM coronel Paulo Marques, acompanhado da equipe de pesquisa e do comandante do GSA, estarão reunidos com o secretário de estado do desenvolvimento econômico e turismo (Sedetur) para apresentar os resultados do trabalho e solicitar a parceria da secretaria para ações estratégicas, a fim de minimizar o índice de óbitos por afogamento em Alagoas, que em 2017 foi de 142.