INCêNDIO

Antes de qualquer procedimento ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros.

COMO AGIR?

- Se notar indícios de incêndios (fumaça, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e a extensão do fogo;
- Dê o alarme pelo meio disponível aos responsáveis pela administração do prédio e/ou telefone ao Corpo de Bombeiros - 193;
- Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes do andar;
- Não perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida;
- Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação;
- Procure alcançar o térreo usando a escada, sem correr e jamais use o elevador, pois a energia é normalmente cortada, e ele poderá ficar parado, sem contar que existe o risco dele abrir justamente no andar em chamas.

CASO FIQUE PRESO EM UM INCÊNDIO

- Se não puder sair, mantenha-se próximo de uma janela de preferência com vista para a rua e sinalize sua posição;
- Feche, mas não tranque a porta do cômodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para não deixar entrar fumaça;
- Em caso de fumaça mantenha-se junto ao chão e utilize um lenço ou toalha molhada sobre o nariz e boca (filtro), deixe-a escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa);
- Atire pela janela o que puder queimar facilmente ( papéis, tapetes, cortinas,etc.), mas com cuidado para não machucar quem estiver na rua.

CONHECENDO O FOGO

O TETRAEDRO DO FOGO

Para que exista o fogo, é necessário a condição favorável, juntamente com quatro elementos, que são o comburente (ou oxigênio), o combustível, o calor e a reação em cadeia.

MÉTODOS DE EXTINÇÃO

Os métodos de extinção visam eliminar um, ou mais de um, dos componentes do tetraedro do fogo ou interromper a reação em cadeia. Na ausência de um desses componentes, o fogo não existirá.

RESFRIAMENTO: Ao jogarmos água em um incêndio, estamos resfriando, ou seja, retirando o componente calor.
 - Se as roupas pegarem fogo, PARE, DEITE-SE NO CHÃO, E ROLE!
- Nunca corra se estiver com uma peça de roupa em chamas. Correr faz com que as chamas aumentem. Pare e grite por ajuda.
- Depois, deite-se no chão. Cubra o rosto com as mãos, role e esfregue-se para apagar as chamas. Finalmente, refresque as queimaduras com água fria.

ISOLAMENTO: Ao separmos o combustível da reação, estamos isolando, como o caso de se abrir uma trilha (aceiro) no mato para que o fogo não se propague. Desta forma estamos tirando o componente combustível.

ABAFAMENTO: Ao abafarmos, impedimos que o oxigênio entre na reação. Nesse caso, estamos retirando o componente comburente (oxigênio).

QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA: Ao utilizar extintores de pó químico, a reação em cadeia que ocorre entre os componentes do fogo é interrompida.