GOVERNADOR E SECRETáRIO GARANTEM EDITAL DE CONCURSOS DA PM E CBM AINDA ESTE MêS

• 21/07/17

Nova legislação torna realização do certame mais simples; proposta prevê abertura de mil vagas para a PM e 150 para os Bombeiros

Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, anunciaram, na noite desta quinta-feira (20), em transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais, que os editais dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas serão publicados até o fim deste mês. Mil vagas vão ser ofertadas para soldados combatentes da PM e 150 para o CBM, sendo 140 para soldados e 10 para cadetes (oficiais).

Renan Filho fez o anúncio após a aprovação, nesta quinta-feira, pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), do projeto da Lei dos Concursos, que era apontado pelo Governo do Estado como único entrave para a publicação dos editais. O secretário Fabrício Marques explicou que a lei em vigor tornava a realização dos certames morosa e dispendiosa. Já a nova legislação é mais simplificada.

“A lei que tínhamos tornava o concurso moroso. O tempo para executá-lo era maior e com todas as alterações aprovadas hoje pela Assembleia Legislativa, teremos um concurso mais célere. A aprovação foi muito importante para termos um concurso seguro, com custo razoável e com tempo ideal para fazê-lo acontecer”, explanou Fabrício Marques.

O projeto aprovado nesta quinta-feira já se encontra em poder do Executivo que o remeterá a avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“A Procuradoria vai avaliar a parte jurídica e acreditamos que até o final do mês o Estado terá condições de publicar os editais”, acrescentou Marques. O governador agradeceu ao Legislativo pela aprovação.

“Gostaria de agradecer à Assembleia Legislativa, ao presidente Luiz Dantas, e a todos os deputados estaduais que colaboraram na discussão desse projeto e votaram hoje, mesmo no recesso parlamentar, um projeto tão importante para que a gente publique o edital. É como sempre digo: siga estudando, porque nada substitui o seu tempo de estudo para você disputar bem essa vaga. Nossa responsabilidade é fazer um concurso decente, transparente e que selecione os melhores. É isso o que estamos fazendo”, declarou Renan Filho.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) assinou, na segunda-feira (17), o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) para organização e realização dos certames dos concursos públicos do CBM e da PM.