BANDA DE MúSICA DO CBMAL COMPLETA 17 ANOS DE EXISTêNCIA

• 17/07/17

Em 1994 os primeiros músicos ingressaram no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, porém não executavam sua função. Só em 1999 começaram as primeiras tentativas de formar um grupo musical. Eram apenas 12 músicos e a configuração instrumental era caracterizada como uma banda fanfarra, comum nas escolas de ensino regular.

A primeira apresentação pública deste seleto grupo como banda de música foi realizada apenas em 17 de julho de 2000, que ocorreu em uma cerimônia militar no Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), com 13 componentes, incluindo o regente, na época, sargento PM Marcos.

A ampliação do efetivo da banda de música foi possível por meio do concurso público que admitiu 20 músicos do meio civil com várias modalidades instrumentais, no ano de 2006. E hoje banda de música do CBMAL conta com 45 músicos, sendo três em processo de reserva remunerada.

A banda de música do CBMAL tem uma efetiva participação dentro e fora da corporação. As apresentações públicas abrilhantam a formaturas e solenidades do CBMAL e diversos eventos sociais, como procissões, cultos evangélicos, eventos desportivos e didáticos em escolas de ensino regular.

O repertório musical da banda de música do Corpo de Bombeiros é bem eclético, procura valorizar a MPB, executar músicas de compositores principalmente regionais, sem deixar de lado o repertório tradicional semierudito, de compositores nacionais e internacionais, que possuem alto grau de dificuldade de execução. A identidade musical militar é também preservada por meio de hinos cívico-militares, marchas e dobrados. O patrimônio atual da banda do CBMAL tem em sua composição instrumentos da mais alta qualidade.

A existência da banda de música permite a preservação e valorização da tradição militar. Ela também é um cartão postal da caserna, o meio canalizador que aproxima a sociedade do quartel, diminuindo a distância entre o militarismo e o meio civil, aproximando as pessoas da boa música e levando cultura, educação e lazer. Esta banda não pode ser considerada apenas como algo de um passado distante de nossa história, pois, assim como o corpo precisa de alimento para sobreviver, a alma precisa de música para se elevar.

A banda de música do CBMAL hoje completa 17 anos e é um patrimônio da família alagoana e demais segmentos sociais, como uma dádiva da identidade cultural. Hoje eles tem motivos para comemorar e esperam crescer e evoluir ainda mais principalmente em questões estruturais de acomodação. Parabéns a todos que fazem a banda de música do CBMAL.