CURSO DE RESGATE EM áREAS INUNDADAS CHEGA AO FIM

• 04/04/17

Formatura aconteceu no Grupamento de Salvamento Aquático

Por Stephany Domingos

No resgate em áreas inundadas, além do preparo físico e psicológico, os militares devem ser capacitados tecnicamente para atuarem em ocorrências onde um grande percentual do efetivo da corporação já foi empregado, a exemplo das enchentes que assolaram o estado de alagoas no ano de 2010. Ocorrências dessa natureza não se dão de maneira rotineira no estado, apesar de se manifestarem de uma forma desafiadora quando ocorrem, protagonizando cenários de alto risco e complexidade.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), preocupado em estar sempre pronto, vem buscando especializar sua tropa através de cursos na corporação. Foi nesse contexto e com essa preocupação que se formou, na manhã desta terça-feira, 04, a segunda turma Curso de Resgate em Áreas Inundadas – CRAI, que aconteceu na modalidade semipresencial, com uma semana de aulas teóricas pela plataforma EAD e uma semana de aulas práticas.

A formatura de encerramento do curso contou com a presença dos 17 alunos recém formados, seus familiares e amigos e de autoridades militares da corporação alagoana e da co-irmã em Sergipe. Dos 17 alunos formados, 15 são bombeiros militares alagoanos e dois fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Para o subcomandante geral da corporação estar sempre pronto e preparado é a missão do bombeiro militar: “nós podemos passar um século sem sermos acionados, mas não podemos passar um dia sem estarmos preparados”, disse o oficial parabenizando a todos os concluintes que com força, garra e determinação, acumulando funções e esbarrando na falta de efetivo, buscaram se especializar e chegaram ao fim do curso logrando vários êxitos.

O sargento Guttemberg Batista, orador da turma e segundo colocado, teve  a oportunidade de agradecer a todos pela oportunidade dada e de falar em nome da turma: “aprendemos que apenas trabalhando em equipe poderemos lograr êxito em ocorrências de resgate em áreas inundadas, que precisamos continuar treinando e praticando sempre para aplicar as técnicas de maneira correta”, finalizou  o orador.