CORPO DE BOMBEIROS COMEMORA NOVEMBRO AZUL COM EVENTO PARA MILITARES

• 18/11/16

Na manhã dessa sexta-feira, 18, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou a II edição do Encontro Estadual de Bombeiros Militares, evento comemorativo ao dia internacional do homem, comemorado no dia 20 de novembro e ao mês de prevenção e saúde do homem conhecido como novembro azul.

Na ocasião, os bombeiros militares alagoanos tiveram uma manhã com palestras de profissionais convidados que levaram temas e discussões que fizeram os bombeiros se alertarem para alguns aspectos da saúde humana que poderiam estar sendo negligenciados por eles mesmos.

Uma das palestras ministradas foi com a psicóloga Laura Beatriz que levou a abordagem do tema “A saúde mental dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas” com discussões sobre doenças psicossomáticas, transtornos pós-traumáticos e a própria saúde mental como um todo. Para ela, a iniciativa da corporação foi muito boa e poder contribuir com o evento foi uma ótima experiência: “Os homens muitas vezes não se preocupam com sua saúde mental e esquecem que se a mente não está boa, o corpo também não pode estar, por isso, refletir sobre esse tema é muito importante”, falou a psicóloga.

Além dessa, o evento também contou com mais duas palestras, uma sobre saúde física e bem estar com o educador físico Jean Paiva e outra sobre cuidados e prevenção com a pele com a dermatologista do CBMAL, capitã Socorro Ventura. Em sua palestra, Jean abordou a relação alimentação e prática de exercícios físicos e levou os bombeiros a refletirem sobre seus hábitos. “Eu vejo a questão nutricional com um grau de importância muito grande e esse momento de disseminar as boas práticas deve ser continuado para toda vida”, disse o educador físico.

Já a dermatologista alertou os militares sobre o câncer de pele e sobre a importância do protetor solar. Deu dicas e levou estatísticas e alertas para que os bombeiros possam negligenciar cada vez menos seus cuidados dermatológicos.

Para o coronel BM Adriano Amaral, comandante geral do CBMAL, poder proporcionar para os homens da corporação um evento como esse de discussão e interação é muito enriquecedor: “A política da auto prevenção ainda é pouco utilizada por nós homens e bombeiros militares que muitas vezes não nos preocupamos com nossa própria saúde e poder trazer isso para todos nós é um momento único que deve ser aproveitado”, falou o comandante enfatizando a participação de um número maior de bombeiros militares nas próximas edições.

O major Valdomiro Cavalcante participou pela segunda vez do evento e considera muito importante poder reunir os homens bombeiros militares para discutir saúde e prevenção. “nós do sexo masculino temos a questão do cuidado consigo mesmo muito fragilizada e momentos como esse nos trazem alertas para que tenhamos mais consciência de que nós temos que nos cuidas mais”, disse o major.

Além das palestras, o evento contou com momentos de integração e descontração, sorteio de brindes de empresas parceiras da corporação e um almoço que finalizou a comemoração.