OFICIAIS SUPERIORES PARTICIPAM DO NIVELAMENTO OPERACIONAL DE COMBATE A INCêNDIO

• 20/09/16

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está concluindo o último ciclo de nivelamento operacional dos quartéis de Maceió. A Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) agora deverá iniciar os ciclos atendendo a todos os quartéis do interior do estado.

O nivelamento operacional de incêndio busca doutrinar e padronizar ações, gerenciamento de efetivo e o manuseio de equipamentos e viaturas relacionadas às ocorrências de combate a incêndio.

A última turma a passar pelo nivelamento na capital é a de oficiais superiores, que receberão instruções até a próxima quarta-feira (21). Muitos deles passaram por situações bem distintas das que a corporação vive atualmente.

“Muitos oficiais superiores não tinham os problemas que hoje nós temos, com muitos recursos e pouco efetivo. Antes, eles tinham poucos recursos e muito efetivo, acarretando em problemáticas diferentes. Nossa preocupação agora é qual viatura se comunica com qual viatura, quais viaturas que devem ir para determinadas ocorrências, isso não existia antigamente”, apontou o major Leopardi, chefe da seção de planejamento e avaliação operacional do Comando Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana (COB-Metropol).

O oficial falou também da importância em se ter uma linguagem comum entre os bombeiros durante uma ocorrência. “Temos que ter uma doutrina única e saber como melhor operacionalizar os nossos recursos. Então, é fundamental que esta doutrina seja repassada para todos os bombeiros militares”, disse.

O nivelamento foi muito bem recebido por todos os oficiais, que enalteceram o trabalho e também a forma didática como o conhecimento vem sendo repassado. Além disso, o planejamento da SEP já prevê nivelamentos em outras áreas operacionais, como também, a realização de mais instruções para todo o efetivo, buscando a excelência do serviço prestado à população.

O objetivo da superintendência é capacitar todo o efetivo do CBMAL, o que equivale a aproximadamente 1200 militares.