CBMAL

CBMAL PROMOVE CAPACITAçãO DE RESGATE EM áREAS INUNDADAS

  • 31/05/16
  • 09:05

 

O Curso de Resgate em Áreas Inundadas – CRAI – teve sua aula inaugural nesta segunda-feira, 30. Com formato semipresencial, os alunos aprenderam a utilizar o ambiente de aprendizagem virtual, já que na primeira semana o curso será on-line, se utilizando de uma plataforma de educação à distância (EaD).

Com duração de 80 horas, o CRAI tem por objetivo capacitar os bombeiros militares do CBMAL, preparando-os para o atendimento de diversos tipos de ocorrências em cursos d’água, tratando-se ou não de enchentes.

A disciplina EaD será a de Aspectos Gerais do Resgate em Áreas Inundadas. Já na próxima semana, os dez participantes do CRAI receberão instruções práticas durante as disciplinas Técnicas e Táticas de Resgate em Áreas Inundadas e Técnicas como Tripulante de Embarcações.

O capitão Luiz Augusto Medeiros Lira, da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP), explica que a escolha de um ambiente virtual de aprendizagem nesse primeiro momento do curso torna o processo mais flexível e diminui o impacto nas escalas de serviço.

 “A ideia é que esse seja um curso contínuo na corporação, até porque nossa atuação dentro dessa especificidade é grande, a exemplo das enchentes de 2010 e outras menores que acontecem de vez em quando. Estamos fazendo essa área crescer a partir desse curso”, explicou.

O CRAI está sendo coordenado pelo tenente coronel Walfrânio Bispo, auxiliada pela soldado Marina Neves. No quadro de instrutores estão: o capitão Jorge Lopes, o tenente Etvaldo Rodrigues e sargento Jamerson Almirante.