OPERAçãO VERãO TERá APOIO DA FORçA NACIONAL

• 17/12/15

Trinta militares reforçam a segurança nas praias

Trinta militares da Força Nacional (FN) reforçam a Operação Verão do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). O reforço deve chegar na próxima segunda-feira, 21, onde os militares farão um nivelamento de procedimentos operacionais e reconhecimento das praias que terão postos de guarda-vidas.

A operação começa oficialmente no próximo dia 21, mas os militares da FN devem concorrer às escalas de serviço uma semana após. Serão reforçados postos de guarda-vidas existentes e ativados novos postos em locais escolhidos após análise das variáveis como fluxo de banhistas, estatística de ocorrência e o risco do mar.

Para o major Francisco Leopardi, comandante do GSA, o reforço é fundamental para o sucesso da operação. “Estamos seguindo os moldes das operações de anos anteriores onde tivemos um apoio de suma importância da Força Nacional. Eles vão contribuir para manter nossas praias seguras”, disse.

A operação visa criar condições para o aumento das atividades de orientação e prevenção aos banhistas, permitir uma atuação de resgate mais segura e eficiente, como também dar o primeiro atendimento as ocorrências diversas típicas de bombeiro. Os guarda-vidas atuam de forma ostensiva nas areias orientando os banhistas sobre os perigos do mar e distribuindo pulseiras de identificação para crianças, a fim de minimizar o número de crianças perdidas. Esse tipo de ocorrência é bastante comum nessa época do ano devido ao aumento significativo de pessoas nas belas praias do litoral alagoano.

ESTATÍSTICAS

Na Operação de 2014/2015 foram 27 vítimas de afogamento. Uma redução de 40% em relação a operação de 2013/2014. Com relação ao número de crianças perdidas que foram encontradas pelos bombeiros foram 49 em 2015, 14 a mais que no ano anterior. Já o trabalho preventivo nas areias teve um aumento significativo em 2015 de 45,27%, ou 491 boletins de ocorrência, comparado aos 338 de 2014. Os dados são obtidos do Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou) do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).