CBMAL

PREPARANDO-SE PARA A TEMPORADA DE CHUVAS: CBMAL NO II WORKSHOP DE PLANEJAMENTO E PROJEçãO PARA O PERíODO CHUVOSO 2024

  • 22/03/24
  • 11:03

Preparando-se para a temporada de chuvas: Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas no II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024

Por 2° SGT BM Rodolfo Marcelo

Compromisso com a segurança pública

No contexto desafiador das mudanças climáticas, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas marca presença no II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024 do estado. O evento reuniu autoridades, acadêmicos e especialistas meteorológicos em uma iniciativa para antecipar possíveis desafios e reforçar o compromisso com a segurança da sociedade alagoana.

 

Estratégias para enfrentar as adversidades climáticas

Durante o workshop, o Comandante Geral, Cel Sérgio Verçosa, reiterou o empenho da corporação em enfrentar qualquer desafio imposto pelas chuvas, destacando o compromisso em servir ainda melhor à sociedade. Ao lado de representantes da Defesa Civil Estadual, Defesas Civis Municipais, acadêmicos e especialistas em meteorologia, o Corpo de Bombeiros traçou estratégias e delineou ações preventivas para lidar com as potenciais adversidades climáticas.

Previsões e projeções meteorológicas

O Meteorologista Vinicius Pinho compartilhou insights sobre a previsão meteorológica para o ano de 2024, abordando a influência do El Niño no primeiro semestre e a transição para o fenômeno de La Niña no segundo semestre. As projeções indicam chuvas acima da média para o período, exigindo uma preparação minuciosa por parte das autoridades e órgãos de segurança.

 

 

Reforço operacional e especialização em resgate

Neste ano, durante o período da quadra chuvosa, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas contará com um reforço significativo em seu efetivo. Mais 109 bombeiros militares, recém-formados pelo Curso de Formação de Praças, estarão prontos para integrar as operações de resgate e atuação em

cenários de emergência. Além disso, a Diretoria de Ensino da corporação promoverá mais uma edição do Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI), visando especializar novos operadores para atuação específica neste tipo de cenário desafiador.

Cooperação e integração para a segurança pública

O evento enfatizou a importância da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos na segurança pública, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Defesa Civil, instituições acadêmicas e especialistas em meteorologia. Essa colaboração mútua visa fortalecer a segurança e a proteção da sociedade durante a temporada de chuvas, preparando-se para agir com eficácia diante de qualquer eventualidade.

 

 

Compromisso inabalável com a sociedade

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas reitera seu compromisso inabalável em estar preparado para agir em prol da sociedade, garantindo o bem-estar e a tranquilidade de todos, mesmo diante dos desafios impostos pela imprevisibilidade das condições climáticas.