O PODER DOS CãES DE RESGATE DO CBMAL: A INCRíVEL JORNADA DOS CãES BOMBEIROS EM BUSCA DE JOãO.

• 06/02/24

O Poder dos Cães de Resgate do CBMAL: A Incrível Jornada dos Cães Bombeiros em Busca de João.

2° SGT BM Rodolfo Marcelo

Numa tarde de fevereiro, o sol iluminava os manguezais do município de  Marechal Deodoro, enquanto uma angústia tomava conta dos corações dos que procuravam por João, um homem gentil, mas afligido por transtornos mentais e a dura batalha da epilepsia.

Mas antes de contar esta história, precisamos conhecer melhor os personagens principais desta ocorrência, pois para eles, tudo é uma grande aventura. Sem pensar duas vezes, os cães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas adentram no meio do mato, atravessam morros e córregos, reviram escombros e, ainda ajudam a solucionar problemas, principalmente encontrando pessoas desaparecidas, sejam elas vivas, ou já em óbito.

Atualmente, a Corporação conta com dois cães da raça Pastor Belga Malinois e dois da raça Rastreador Brasileiro. Na Corporação eles são conhecidos carinhosamente por Rory, Hope e os rastreadores Bob e Arya.

Como em qualquer trabalho que une um cão e um ser humano, é preciso haver muita cumplicidade entre o bombeiro militar e o cão. Juntos, eles formam o que se chama Binômio de salvamento. Em uma tradução literal da palavra binômio, ela significa a união cachorro e homem, transformada em apenas um ser, que irá contribuir efetivamente para a sociedade. Por isso, cada cão da corporação tem o seu Bombeiro Militar com quem forma o binômio.

A Busca por João

Convocados com urgência, o Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, junto com a Força Tarefa Salvamento, preparava-se para uma missão que exigia muita dedicação e profissionalismo. Com suas habilidades únicas, os cães Rory, da nobre raça Pastor Belga Malinois, e Bob, um Rastreador Brasileiro, lideravam a busca, determinados a encontrar João e trazê-lo de volta ao abraço da família.

A busca começou onde João fora visto pela última vez. Com seus focinhos sensíveis, Rory e Bob farejaram cada pedaço de terra, cada pista deixada pelo destino incerto. Mas mesmo quando a incerteza pairava no ar, os bombeiros militares não hesitavam, seguindo em frente com a fé e a coragem como suas bússolas.

Apesar das vozes descrentes que ecoavam ao redor, os bombeiros avançaram, decididos a desafiar o impossível. E foi Rory, com sua determinação inabalável e sua astúcia inata, quem guiou a equipe para o coração do mangue, onde a esperança brilhava como uma luz  em meio à escuridão densa.

Com os corações pulsando em uníssono, os bombeiros seguiram Rory pelo labirinto verdejante do manguezal. E então, como se guiada por uma força maior, Rory encontrou João, envolto pela vegetação densa, como um tesouro escondido esperando ser descoberto.

Com lágrimas de alívio e sorrisos de gratidão, os bombeiros militares envolveram João em seus braços, prometendo protegê-lo a todo custo. E assim, sob o olhar atento dos heróis de quatro patas, João foi levado de volta para casa, selando mais um capítulo de coragem e devoção no livro da história do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Mas essa história de bravura e determinação não estaria completa sem mencionar o papel vital desempenhado pelos cães de resgate, como Rory e Bob. Com sua coragem  e seus instintos afiados, eles são os verdadeiros heróis, guiando-nos através dos momentos mais sombrios com uma luz de esperança.

Rory, com sua inteligência e coragem, liderou a equipe através dos desafios do mangue sendo conduzido pelo Sargento BM Nascimento, enquanto Bob, com sua determinação incansável, deixou sua marca indelével na história do resgate, sendo conduzido pela Sargento BM Gláucia.

Um Tributo à Coragem

Neste dia memorável, os bombeiros militares e seus fiéis companheiros de quatro patas provaram que a coragem e a determinação podem superar qualquer obstáculo, formando um binômio do salvamento. Que possamos sempre honrar esses heróis, cujo sacrifício e dedicação são uma inspiração para todos nós.