A DIRETORIA DE MATERIAL DE PATRIMôNIO DIVULGA VALORES INVESTIDOS EM MANUTENçãO PREDIAL PELO CBMAL NO ANO DE 2023

• 16/01/24

Em agosto de 2016, o CBMAL assinou o primeiro contrato de manutenção predial sob demanda, tornando possível a melhoria das instalações físicas dos diversos quartéis do Estado. Embora muito trabalho tenha sido realizado desde então, algumas Unidades ainda apresentam demandas significativas. As intervenções realizadas buscam, sempre que possível, solucionar definitivamente os problemas existentes. Contudo, em virtude da idade avançada da maioria dos prédios e da tecnologia empregada na época da construção, algumas patologias crônicas persistem. Um bom exemplo são os casos de infiltração ascendente, que existem pela ausência de impermeabilização da fundação.

A Supervisão de Obras e Manutenção Predial - SOMP/DMP busca atender as demandas de manutenção predial da forma mais eficiente possível, independente do grande número de vazamentos, falhas na rede elétrica/ água e esgoto, dentre inúmeros outros problemas classificados em uma escala de prioridade e urgência, que urge por atendimento mais ágil e tempestivo.

A manutenção preventiva deve ser entendida como um investimento a ser feito no patrimônio, pois propiciará maior vida útil, maior durabilidade, possibilitando contemplar medidas e ações de eficiência, além de contribuir com menores gastos com a manutenção corretiva do mesmo, evitando o sucateamento e deterioração o que, por si só, representa ganho de economicidade, eficiência e eficácia e melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros.

A má qualidade das instalações físicas dos quartéis poderão influenciar negativamente no desempenho dos bombeiros, por ambientes insalubres levando até a interrupção dos serviços, devido às intervenções não programadas nas instalações prediais.

Assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, através do Setor de Obras e Manutenção Predial (SOMP), conseguiu no ano de 2023, empenhar de R$ 1.328.068,71, total este que representa 95,54% do total orçamentário previsto para 2023. Além disso, em 24 de agosto de 2023 também fora assinado um novo Contrato de Manutenção Predial, possibilitando assim maior flexibilidade à Supervisão de Obras e Manutenção Predial (SOMP) garantir a plena execução dos serviços de engenharia em todas as unidades do CBMAL. Desta forma, para o ano de 2024, a SOMP possuirá dois Contratos em vigência para a execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva nas edificações.

O uso eficiente desses recursos contribui não apenas para a manutenção preventiva e corretiva das edificações, mas também para a otimização dos custos e a garantia de que as instalações prediais operem de maneira segura e eficaz para os seus usuários.

Para maiores informações segue o LINK

Manutenção Predial 2023