OFICINA DE COMBATE A INCêNDIO SIMULA SITUAçãO REAL NO XV SENABOM

• 12/11/15

Só quem já combateu o fogo de perto conhece a sensação e as dificuldades desse tipo de ocorrência. Pensando nisso, o XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que acontece de 11 a 13 de novembro em Goiânia-GO, traz entre suas atividades a Oficina de Combate a Incêndio, que simula um flashover para seus participantes.

Após uma completa instrução teórica e prática, os bombeiros são submetidos ao calor intenso do fogo dentro de alguns containers distribuídos do lado de fora do centro de convenções da PUC-GO. “Sentir na pele o que podemos encontrar na prática pode fazer grande diferença na hora da ocorrência”, afirmou o tenente Pérsia, participante da oficina.

Ainda segundo o oficial, conhecer bem os equipamentos de proteção individual, proporciona agilidade na hora da ocorrência, bem como, permite resolver eventuais problemas de última hora que possam surgir.

A tenente Ana Carla, que também participou das instruções, destacou a experiência de acompanhar todo o movimento do incêndio: “pudemos realmente observar todo o comportamento do fogo, desde a ignição até o seu desenvolvimento e observar o flashover ocorrer. Já tinha visto isso em vídeo, mas ver isso acontecer de perto foi muito interessante”.

A oficial falou também sobre as técnicas que procuram otimizar o uso da água, onde se utilizam de pequenos “pulsos” e não o ataque direto no combate ao fogo. “Eles racionam bastante, disseram que com 200 a 300 litros de água debelam um incêndio”.

A oficina acontece todos os dias durante o Senabom, com novas turmas a cada dia.