CBMAL

BOMBEIROS PARTICIPAM DE INSTRUçãO TéCNICA SOBRE UNIFORME DE COMBATE A INCêNDIO

  • 05/10/15
  • 15:10

 

Bombeiros pertencentes aos grupamentos de incêndio e de busca e salvamento participaram, na tarde desta quinta-feira, 1º, de instrução técnica com a representante da empresa Qualitextil, da Bahia,  fabricante de roupas de combate a incêndio e balaclava.

Segundo a representante Flávia Mangabeira, gerente de contas da empresa e especialista na linha bombeiro, o objetivo da palestra é explicar sobre o material utilizado na fabricação das roupas, sobre o uso dos acessórios presentes no uniforme e sobre a manutenção e conservação do mesmo. “Muita gente tem o uniforme, mas não sabe para que servem metade dos acessórios presentes nele. Além disso, é muito importante saber como lavar, manter e conservar sua roupa de combate para que ela dure mais tempo”.

Na palestra, Flávia fala um pouco sobre a empresa, as certificações da matéria prima que utilização na fabricação dos uniformes e sobre o material utilizado. Em seguida, ela explica um pouco sobre os materiais presentes nas quatro etapas da roupa e sobre os acessórios. “Itens como O DRD (Drag Rescue Device) são pouco conhecidos e utilizados. O DRD fornece alavancagem mecânica para arrastar um bombeiro abatido e incapacitado de um ambiente com risco de vida. Eles começaram a ser inseridos nos uniformes de combate após o atentado às torres gêmeas em 11 de setembro. Uma pessoa como eu, com pouca força física, pode retirar um companheiro de um lugar colapsado através do DRD e poucas pessoas sabem da sua utilidade e importância”, explica. Além desse, ela também falou sobre outros acessórios, como os extensores na calça e no blusão, as bolsas d’água, entre outros.

 

 

Sobre lavagem, manutenção e conservação, ela enfatiza que este uniforme dura mais tempo quando não lavado em máquina e com substâncias que contem cloro. Ela aproveita a oportunidade para dar dicas de lavagem.

A tenente Helga, oficial a frente dos bombeiros que assistiram a palestra, finalizou o encontro falando sobre a importância da instrução. “Achei bem interessante, pois muitos itens do uniforme eu desconhecia”. Ela também pede que os militares façam comparações com os uniformes de combate que possuem e que deem um retorno para ela. “Queremos que vocês, agora que conhecem o uniforme da Qualitextil, comparem e vejam qual o melhor. Isso ajudará a DMP a subsidiar compras futuras.