O CBMAL ALERTA SOBRE E-MAILS ENVIADOS AOS CIDADãOS COM INFORMAçõES FALSAS

• 11/01/21

A corporação não faz envio de boletos e cobranças automáticas via correio eletrônico

Por Capitã Joanna Sofya

Chegou ao conhecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) que cidadãos alagoanos estão recebendo e-mails enviados por uma suposta “Secretaria Municipal de Bombeiros”, contendo informações falsas sobre o vencimento de documentos, os quais se não forem regularizados implicarão na suspensão do CNPJ e multa.

Trata-se de um golpe que utiliza a imagem da Corporação e objetiva convencer as pessoas pagarem boletos para o recolhimento indevido de dinheiro.

O CBMAL esclarece que:

- Atualmente, na Corporação existem dois tipos de cobranças referentes à Segurança Contra Incêndio: Taxa de Análise de Projetos e Taxa de Vistorias Técnicas, além da taxa de bombeiros;

- Os boletos das referidas taxas são gerados mediante solicitação do cliente que é notificado por equipe de vistoria ou que esteja em processo de renovação do Alvará;

- Os boletos não são gerados e enviados de forma automática para o cliente;

- Caso ocorra mudanças na forma de acesso aos boletos das taxas, essas serão divulgadas antecipadamente através do site www.cbm.al.gov.br e das redes sociais da Corporação (@bombeiromilitar.al no instagram e no facebook);

- As taxas cobradas pelo CBMAL referentes à área de Segurança Contra Incêndio são baseadas na Lei 6.442 de 31 de dezembro de 2003, a chamada Lei das Taxas, combinada com a Lei 7.452 de 21 de março de 2013, que versa sobre prevenção contra incêndio e pânico no estado.

Por fim, a Corporação orienta que, em casos de dúvidas, ligue para o telefone 3315-2820 ou 3315-2819, 3315-2839 (telefone da ascom), se informe em uma das unidades do CBMAL ou em uma das centrais Já na capital ou no interior.