CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS REALIZA CONSULTA PúBLICA SOBRE INSTRUçõES TéCNICAS

• 26/10/20

Corporação está desenvolvendo sua nova legislação na área de prevenção contra incêndio e emergências

Por 3º sgt Thássia Santos

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está desenvolvendo sua nova legislação na área de prevenção contra incêndio e emergências, através de sua Superintendência de Atividades Técnicas (SAT). A corporação vem trabalhando na elaboração de Instruções Técnicas (ITs), que irão regulamentar toda a área preventiva sob a responsabilidade do CBMAL, junto a edificações comerciais, industriais e multifamiliares em todo o estado de Alagoas.

Segundo o capitão Carlos Vasconcelos, analista da SAT e integrante da comissão de desenvolvimento das ITs, são 44 instruções técnicas. “Os profissionais e a sociedade como um todo pode dar sugestões e fazer suas críticas, que serão avaliadas por uma comissão técnica, podendo ser incluídas ou não. Após os 90 dias, partiremos para a revisão, diagramação e publicação em Diário Oficial do Estado”, contou o capitão.

“A instruções estão relacionadas a todos os sistemas de segurança contra incêndio e emergências. Desde a parte administrativa, de que forma os processos irão funcionar, quais são as documentações necessárias, até as minúcias da execução do projeto, por isso é um volume muito grande de normas. Estamos utilizando como referência normas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e as normas da ABNT, e a partir desse mesclado de normas avaliamos as nossas peculiaridades locais e elaboramos as nossas”, explicou o oficial.

A população pode contribuir acessando o site da corporação www.cbm.al.gov.br, onde as instruções técnicas estarão disponíveis para consulta pública até o dia 01 de janeiro de 2021. As sugestões, correções e/ou comentários poderão ser enviados pelo formulário disponível através do link: