CORPO DE BOMBEIROS REúNE OFICIAIS PARA APRESENTAçãO DO PLANO ESTRATéGICO 2020-2024

• 15/10/20

Plano Estratégico é o documento que direciona as ações da instituição para resultados planejados, positivos, seguros e convergentes com suas competências legais

Por Ascom CBMAL

Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento. Atento às demandas de uma instituição inserida em um contexto social tecnológico e com novas necessidades por parte do cidadão, o CBMAL desenvolveu seu Plano estratégico 2020-2024, com o intuito de promover uma administração pública mais eficiente e dinâmica, garantindo a evolução dos serviços prestados à população alagoana.

Para compartilhar o teor do documento e possibilitar o alinhamento institucional, a Assessoria de Planejamento (ASSPLAN) promoveu uma apresentação dos principais pontos do Plano para os coroneis e tenentes coroneis da corporação, em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 15. Outras reuniões serão agendadas para apresentar o documento para todos os oficiais da CBMAL.

O atual Plano foi elaborado pela ASSPLAN em um sistema ampla participação colettiva, em que cerca de 70 bombeiros militares contribuíram através de grupos de trabalho. Além disso, a metodoloigia contou ainda com pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e questionários, aplicados inclusive junto à comunidade. Um dos pontos principais foi a elaboração da identidade organizacional do CBMAL, que contém a explanação da missão, da visão e dos valores da instituição, que norteiam a perseguição pela evolução contínua de seus serviços.

Segundo o capitão Luiz Augusto, da Assessoria de Planejamento, o Plano conta com diversos documentos, que são muito importantes para sua execução. "Além do Plano Estratégico, outros documentos fazem parte da estrutura de planejamento e estrutura estratégica da corporação. O plano de gestão, por exemplo, define as condições de execução da estratégia para aquele ano em particular, elecando quais serão as ações, as metas, os prazos e os responsáveis por cada uma delas", explicou.

O comandante geral da corporação, coronel André Madeiro, falou sobre a importância de ter um planejamento estratégico para a instituição com o objetivo de fazê-la crescer com base nos objetivos futuros. "Planejar para onde vamos e o que queremos para o melhor da nossa corporação para que possamos buscar melhor qualidade de serviço prestado para a nossa população", disse.

O Plano prevê oito temas estratégicos para o cumprimento da missão do CBMAL: Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. São eles: Operacional, Governança e gestão, Comunicação, Pessoas, Conhecimento, Tecnologia, Infraestrutura, e Orçamento e finanças, a partir dos quais foram traçados 17 objetivos estratégicos. Com o Plano Estratégico, a forma de trabalho dos setores administrativos da corporação ganhou uma nova dinâmica, onde as missões estão focadas no cumprimento de metas que alcançarão os objetivos estratégicos, com o acompanhamento das atividades setoriais por meio de indicadores, que monitoram e avaliam, na busca pela melhoria contínua do serviço prestado.

O planejamento de cada área no qual o Plano Estratégico 2020-2024 foi dividido possibilita a evolução da atividade-fim do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promovendo melhorias para o trabalho desenvolvido pela tropa, a qual é responsável por levar o melhor atendimento possível ao cidadão.

Neste momento, o CBMAL entra em três fases paralelamente: 1) Alinhamento, à medida que as reuniões de apresentação do plano acontecerão com outros grupos; 2) Execução, com prazos e metas já distribuídos; e 3) Monitoramento, acompanhando o desenrolar de todo o processo. Além disso, o plano deve ser desmembrado para o nível tático da organização, onde cada setor em nível de Superintendência e Comando Operacional deve construir o seu plano setorial, tomando por base o Plano Estratégico. Para isso, serão ministradas oficinas para a construção dos planos por parte dos setores.

Assista ao vídeo do Plano Estratégico 2020-2024, disponível a seguir: