OPERAçãO COLAPSO: COM NOVO PANORAMA, CBMAL DISCUTE ATRIBUIçõES E AçõES DA CORPORAçãO NO BAIRRO DO PINHEIRO E ADJACêNCIAS

• 24/09/20

O CBMAL é órgão de direção e execução do Comando Unificado

Por 3º Sgt Thássia Santos

Durante esta semana, os oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) reuniram-se no Quartel do Comando Geral da corporação para discutir as atribuições e ações dos bombeiros militares devido à mudança no panorama da situação do bairro do Pinheiro e adjacências. Com a alteração do Plano de Contingência da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió, o CBMAL é órgão de direção e também de execução, fazendo parte da Direção Geral do Comando Unificado da Operação Colapso. Segundo o tenente coronel Jack Emerson, chefe da seção de avaliação e planejamento operacional do Comando Operacional da Região Metropolitana, com a mudança do cenário atual a corporação tem novas atribuições. “Hoje temos um novo cenário com três principais setores, cada um com suas criticidades e que demandam linhas de ações específicas. O CBMAL está inserido no gerenciamento dessa possibilidade de catástrofe como órgão de direção e de execução das atividades de gerenciamento da emergência e salvamento de pessoas. De acordo com o novo organograma, o CBMAL faz parte da direção geral e também responsável pela divisão de operações, por isso viemos apresentar este novo panorama, a evolução do cenário e estas novas atribuições aos oficiais, para assim difundirmos as ações para toda a tropa, que incluem a realização de simulados de preparação constantemente”, explicou o tenente coronel.

O capitão Fernando Holanda, que é subcomandante do Grupamento de Incêndio e concorre à escala de serviço de coordenador de operações, ressaltou a importância de todos os bombeiros estarem cientes das informações sobre o que pode vir a ser uma demanda real de catástrofe na cidade de Maceió, além de ser uma oportunidade de conscientizar a todos sobre a importância de estarem sempre preparados para uma possível atuação, direcionando a tropa para os treinamentos a serem executados. A Operação Colapso é uma operação integrada, onde cada órgão tem suas responsabilidades no gerenciamento da situação dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, devido ao alto risco de ocorrência de catástrofe nas referidas localidades.