BOMBEIRO ALAGOANO RECEBE PRêMIO DE MELHOR DISSERTAçãO DE MESTRADO

• 24/09/20

Capitão Luiz Augusto apresentou o tema “Gestão do Conhecimento no Setor Público: uma proposta para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

Por sargento Stephany Domingos

Foi realizado entre os dias 25 de agosto e 03 de setembro o 15º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), considerado o maior evento da América Latina no tema, onde os participantes têm acesso aos melhores casos de gestão do conhecimento, trabalhos científicos e painéis de discussão. E dentro do Congresso foi instituído o Prêmio SBGC de Teses e Dissertações - edição 2020, outorgado para as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmicos ou profissionais).

O capitão Luiz Augusto Lira defendeu sua dissertação há um ano, no curso de Mestrado em Administração Pública, realizado na Universidade Federal de Alagoas. Com o título "Gestão do Conhecimento no Setor Público: uma proposta para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas", o capitão submeteu seu trabalho para o Prêmio SBGC e, entre representantes de grandes empresas e organizações do setor público, egressos de Universidades renomadas do país, ele teve sua dissertação considerada a melhor dissertação de mestrado do KM Brasil 2020.

Para ele, receber essa premiação reforça algo que acredita e defende: ”nós temos um grande potencial institucional para se posicionar em pé de igualdade com qualquer um, em qualquer nível, pois o nosso capital humano e intelectual é de altíssimo nível no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”.

A avaliação do comitê julgador para indicação das teses e dissertações vencedoras levou em consideração critérios como originalidade e qualidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; e o caráter inovador da pesquisa.

O capitão Luiz Augusto reforça que ao receber a notícia da premiação ele foi acometido por um sentimento enorme de gratidão e reconhecimento, que sacramentou o esforço que o mestrado representou para ele. “Entrar em um mestrado não é fácil, concluí-lo é mais difícil ainda. E conciliar trabalho, vida pessoal e os estudos foi uma tarefa extremamente desgastante e isso me custou muito. Então, ter esse esforço reconhecido em nível nacional, foi algo sensacional para mim”, completou.

Para o CBMAL, a premiação endossa a qualidade do trabalho e valida ainda mais o resultado da proposta de intervenção que compõe a dissertação premiada. Com o desenvolvimento da gestão do conhecimento (GC) é possível otimizar o desempenho operacional e administrativo através do conhecimento, utilizando-se das inúmeras práticas e ferramentas que essa área dispõe.

O capitão também cita o trabalho das CTEPs que trazem bons resultados, e representam uma clássica iniciativa de GC: as Comunidades de Prática. “Temos ainda outras práticas a implementar, como o advento da Revisão Pós-Ação em operações, treinamentos, eventos e projetos, que colaboram para a aprendizagem continuada, por meio da análise das lições aprendidas”, disse o capitão.

Em seu trabalho ele defende a estruturação da doutrina operacional por meio de manuais e outros produtos de conhecimento, a criação da Biblioteca Digital, a realização de entrevistas de desligamento para fins de retenção de conhecimento, no momento de uma transferência ou aposentadoria, que são exemplos do que pode ser feito por meio da GC, entre outros.

Hoje a Gestão do Conhecimento integra o Plano Estratégico do CBMAL como um dos seus objetivos estratégicos. Além disso, já consta com uma das disciplinas componentes da malha curricular do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), ministrado na turma de 2019.

O capitão finaliza falando sobre a importância de dar continuidade aos trabalhos com a composição de uma comissão que se encarregará do estabelecimento da Política e do Plano de Gestão do Conhecimento do CBMAL, que dará base e vazão às demais ações. “Com isso, o CBMAL tem muito a aprender e crescer através da gestão do conhecimento”, concluiu.