CAPITãO ALLAN CAVALCANTE SE TORNA CAMPEãO DA COMPETIçãO BOMBEIRO DE FIBRA EDIçãO ESPECIAL DE FIM DE ANO

• 10/12/19

Competição foi realizada no Pátio do Quartel Geral da Corporação

Por Stephany Domingos

Sol forte. Dia quente. Uniformes e cilindros preparados. E bombeiros militares prontos para mostrarem todo o seu potencial físico e técnico para superar desafios e se mostrar preparado para ocorrências desgastantes na missão de salvar. E foi com um espírito de união e competição saudável que onze bombeiros militares compareceram nesta terça-feira, 10, ao Quartel Geral para participar da Competição Bombeiro de Fibra 2019 edição especial de fim de ano.

A competição contou com a participação de bombeiros militares com mais de 15 anos de caserna, e também com os soldados recém-formados pela corporação, mostrando que todos podem estar no mesmo patamar físico, técnico e operacional independente da idade. A prova foi composta por seis estações simulando um treinamento funcional-laboral diretamente ligado às ações de combate e salvamento bombeiro militar, buscando elevar o nível técnico profissional dos bombeiros militares.

A competição trouxe, como em outras edições, o espírito competidor, e exigiu do militar, técnica e, principalmente, um bom condicionamento físico para a execução das tarefas. Corrida com a mangueira, subida na escada, içamento de carga, entrada forçada, extinção de incêndio, deslocamento com obstáculos e por fim, o transporte de vítima foram as estações de prova.

O TC coronel Aluísio Wanderley estava ocupando a posição de tricampeão na competição, já que tinha sido campeão nos últimos três anos. O capitão Allan Cavalcante já está acostumado a participar da Competição Bombeiro de Fibra, porém desta vez ele se dedicou ao máximo, treinou e veio com toda a gana de se consagrar o mais novo campeão realizada pelo CBMAL. E foi assim que aconteceu.

Ele deu tudo que tinha e conseguiu concluir a prova em 2”24’, a frente do atual campeão, TC Aluysio, que ficou em segundo lugar com o tempo de 2”29’. O soldado Crystoph dos Santos pertencente a Arapiraca, ficou em terceiro lugar com o tempo de 2”32’. Para o capitão Allan o treinamento é sempre levado muito a sério, e participar dessas competições operacionais promovidas pela corporação incentiva sempre a busca pelo melhor condicionamento físico e técnico para atuar. Ele também brincou que há algumas edições vem tentando ganhar do TC Aluysio e desta vez ele não mediu esforços.

“Esse ano eu me preparei e vim pra me tornar o melhor bombeiro de Alagoas e dei tudo de mim para isso acontecer. Além disso, hoje temos muitos novos soldados recém-incorporados e mais novos, mas eu também sabia que podia mostrar que não tem idade para ser um bom profissional física e tecnicamente”, falou em um clima de alegria e satisfação, o oficial.

A sargento Lilia Adriana competiu na categoria individual. Ela falou que sempre que puder participar dessas ações do CBMAL, ela estará presente, competindo e representando as bombeiros militares, o 7º GBM localizado em Arapiraca e a corporação como um todo. “Estou aqui para mostrar que as mulheres tem a mesma capacidade técnica que o homem e que na parte física também estamos prontas para desempenhar a função. Fico muito feliz em poder participar dessas ações desenvolvidas pela corporação que nos proporcionam fortalecer o espírito de amizade e união”, disse a bombeira.

E dois grupamentos também competiram por equipe. O 7º GBM de Arapiraca, que concluiu a prova no menor tempo. E a equipe Zumbi do 3º GBM de União dos Palmares. Além disso, militares de Maragogi, do Grupamento de Busca e Salvamento e do Quartel Geral também participaram deste momento. Todos saíram satisfeitos por poderem testar seus limites e assim estarem sempre prontos para salvar vidas.