CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS ADQUIRE 15 LANTERNAS DE LUZ CêNICA PARA USO EM OCORRêNCIAS

• 06/12/19

Com até 18 horas de autonomia, lanternas podem ser usadas em ambientes com baixa luminosidade

Por Stephany Domingos

Chegaram ao Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, CBMAL, 15 lanternas de luz cênica para uso nas ocorrências operacionais, adquiridas com recursos da taxa de bombeiros e que agregará ainda mais qualidade e pronto atendimento nos serviços de busca, resgate e salvamentos.

Essa lanterna é portátil, tem 50 mil horas de vida útil e é de fácil montagem, manuseio e transporte. Fabricada com a mesma tecnologia dos smartphones, a bateria não vicia, pode ser carregada na tomada ou na viatura, tem até 18 horas de autonomia ininterruptas e regulagem de altura, foco e intensidade.

Segundo o senhor Alexandre Barros, representante regional da Empresa SOS Sul, fornecedora do produto, as lanternas são fabricadas pela Streamlight, empresa americana de grande renome mundial. As lanternas já foram testadas em cinco estados do nordeste, além de outros da Federação. E é a mesma que foi utilizada no desastre em Brumadinho. “Dependendo das ocorrências, o bombeiro irá decidir a melhor potência para trabalhar de acordo com cenário, pois ela tem três intensidades de iluminação, pode chegar a 410 metros de alcance, 5300 lumis de potência, chegando a 18 horas de uso inintenrrupto fora da tomada”, explicou.

Na oportunidade, o representante demonstrou a montagem e o uso para os militares de serviço que terão a missão de repassar para seus companheiros de serviço.

Para o sargento Paulo Quirino, comandante de guarnição da viatura de Bomba e Salvamento (ABS), a necessidade de materiais para incremento da iluminação nas ocorrências é muito importante. “Há algum tempo fomos contemplados com torres de iluminação para uso no serviço operacional. Porém, ainda precisávamos de um material mais portátel e de fácil transporte para os sinistros que atuamos. Esta lanterna de luz cênica será muito últil nos incidentes com baixa luminosidade, como rodovias, poços, escombros e locais de desabamento e acontecimentos envolvendo busca e resgate com cães”, explicou o sargento.

Além disso, a lanterna também tem autonomia para ser submersa em água por até um metro de profundidade por 30 minutos.

Cada lanterna custou cerca de cinco mil reais e cada grupamento da capital e do interior receberá um equipamento.