CBMAL

EXERCíCIO DE FOGO REAL EM CONTêINER é REALIZADO DURANTE O CURSO DE OPERADOR AEROTáTICO

  • 03/12/19
  • 14:12

Módulo de Combate a Incêndio em Aeronaves

 

Por cabo Figueiredo

 

Na última segunda-feira, 02, foi realizado o Módulo de Combate a Incêndio em Aeronaves no Grupamento de Incêndio do CBMAL. Este módulo faz parte do Curso de Operador Aerotático, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia Especial Aérea da Segurança Pública – CAESP.

 

 

O curso iniciou com 23 alunos e, 35 dias depois, chegou a esta instrução com apenas 13 alunos. A disciplina contou com oito horas-aula de preparação envolvendo teoria, técnicas de manuseio de esguicho para o consumo mínimo de água, a correta utilização dos EPIs e findou com o exercício de fogo real em contêiner, a partir do qual foram observados os fenômenos de um incêndio, como o rollover (fogo que se movimenta entre a fumaça negra da área de fogo) e o flashover (combustão súbita generalizada).

 

 

Segundo o instrutor do módulo, major Joaquim Kenzo, essa instrução foi muito importante para os alunos se aperfeiçoarem no combate a um possível incêndio em aeronave. Eles tiveram a oportunidade de passar pela experiência de sentir a fadiga de uma ocorrência de incêndio, com pouca visibilidade e calor intenso, completou o oficial.

 

 

O aluno do curso, 2º sargento Aldo, relatou: “Para mim, foi uma experiência nova, extremamente válida. Nunca tinha trabalhado em um incêndio ou participado de um exercício desta natureza. O exercício envolveu uma tensão muito grande, em virtude da alta temperatura, no momento que ocorreu o flashover, principalmente. Foi muito válido.”

 

 

O curso continua e terá duração total de 2 meses e meio.